Afinal, por que a polícia e a mídia ocultam a exibição de imagem de preso ou detento?
25 de maio de 2022É comum que a população questione com indignação porquê a polícia e a mídia geralmente não divulgam o rosto e o nome de suspeitos ou presos em flagrante.
Com a edição da nova Lei de Abuso de Autoridade, passou-se a dizer que a Polícia estaria impedida de divulgar imagens e nomes de presos, gerando-se, com isso, inúmeras polêmicas nos meios de imprensa. Porém a lei pede cautela somente para os agentes públicos, sendo que a mídia acompanhou a polícia por receio de processos judiciais posteriores.
No caso de menores de idade é totalmente proibido por lei qualquer vinculação de imagem ou nome.
A lei diz ser crime constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública (art. 13, I).
Cautela e bom senso. Observados ambos, continua a Polícia firme e rigorosa na árdua missão de aplicar a lei e encarcerar, sem paixões, aqueles que a burlarem.
Até a Próxima!
Dr. Yuri Oliveira
(11)98097-7833
dryuri@adv.oabsp.org.br
yurivspp@gmail.com
Advogado Criminalista – Pós Graduado em Processo Penal e Criminologia – Especialista em Direito Ambiental – Especialista em Segurança Pública e Privada condecorado pela ONU em 2017 e outras honrarias de renome na área da Segurança Pública Nacional e Internacional.