Cerca De 36 Milhões De Beneficiários Do INSS Devem Comprovar Uma Vez Por Ano, Que Estão Vivos Para Continuar Recebendo As Mensalidades
15 de janeiro de 2022Prova de vida
É a chamada prova de vida, que é obrigatória, e tem a finalidade de evitar fraudes e pagamentos indevidos.
A obrigatoriedade, no entanto, foi suspensa desde o início da pandemia, em março de 2020, sendo retomada em 1º de junho de 2021 e suspensa novamente entre outubro e dezembro.
A partir de agora a prova de vida tem que ser realizada no mês de aniversário do beneficiário, sendo permitida a realização do procedimento no mês anterior e no mês posterior à data de nascimento.
Porém, quem não comprovou que está vivo em 2020 e 2021 deve realizar o procedimento o quanto antes, visto que a partir de fevereiro o INSS começará a bloquear os benefícios, seguindo o calendário abaixo:
A prova de vida é feita na própria agência bancária onde é recebido o benefício. Alguns bancos oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo.
Quem tem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou no Departamento de Trânsito (Detran) consegue fazer a prova de vida pelo MEU INSS, acessado pelo site ou pelo aplicativo, sem a necessidade de ir ao banco.
No caso de o beneficiário não conseguir realizar a prova de vida diretamente na rede bancária ou através do MEU INSS, deverá entrar em contato telefônico com a Central 135 para que seja agendado atendimento em uma agência da Previdência Social.
O beneficiário que estiver impossibilitado de se locomover, doente ou viajando, pode realizar a prova de vida por procuração. Para isso, é necessário cadastrar um procurador pelo MEU INSS.
Se o beneficiário tem mais de 80 anos ou, independentemente da idade, se estiver impossibilitado de se locomover, com documento médico que comprove sua condição, poderá ligar para o 135 ou acessar o MEU INSS para agendar a visita de um funcionário do INSS em sua residência para comprovar que está vivo.
Por último, um alerta. O INSS NÃO entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação, dados pessoais ou fotografias para realizar a prova de vida. Caso isso aconteça, o beneficiário NÃO deve fornecer qualquer informação. Há muitas pessoas sendo vítimas desse golpe, cuidado! Na dúvida, procure os canais oficiais do INSS: o telefone 135 e o MEU INSS.
Aldo Simionato Filho
Facebook :@simionato.aldo
Instagram:@aldo. Simionato