Vereador Marcel Munhoz propõe criação de banco de sangue público de cordão umbilical e placentário no município
20 de outubro de 2022O mês de outubro que é popularmente conhecido pela Campanha do Outubro Rosa, abriga também uma outra data extremamente importante, e que foi celebrada no dia 8, o Dia Nacional de Doação do Cordão Umbilical.
Após o nascimento dos bebês, é comum que a placenta e o sangue do cordão umbilical sejam descartados. Porém, esse sangue restante é rico em células jovens e que tem a capacidade de dar origem a todas as células do sangue. Essas células são capazes de produzir os elementos essenciais para um transplante de medula óssea.
O vereador Marcel Munhoz, sabendo da importância da doação e da realização dos transplantes, protocolou indicação ao poder Executivo, visando a criação de um banco de sangue de cordão umbilical e placentário em São Caetano do Sul.
“Temos que divulgar essas informações e estimular esse tipo de doação, pois um material que seria jogado fora tem a possibilidade e é, muitas vezes, a única chance de transplante para vários doentes”, comenta Marcel.
O objetivo do banco de sangue é atender qualquer pessoa que necessite do material doado, com indicação médica, desde que compatível. Sendo público, o serviço trará diversos benefícios aos usuários, principalmente em relação ao aumento de sua disponibilidade.