Vereador Gilberto Costa Solicita Campanha de Conscientização nos Ônibus.
23 de fevereiro de 2024O vereador e líder de governo Gilberto Costa protocolou indicação junto à Prefeitura de São Caetano do Sul, O acompanhamento, orientação e fiscalização através de campanha nos ônibus para que se tenha mais respeito com as crianças, idosos, grávidas e pessoas portadoras de deficiência devido ao aumento de usuários.
Segundo o vereador e líder de governo com a implementação da gratuidade nos ônibus (tarifa zero), houve a democratização do transporte público permitindo que não só os moradores, mas também transeuntes tenham acesso ao mesmo. Embora essa mudança seja positiva, também trouxe à tona a necessidade de reforçar o respeito aos assentos reservados para grávidas, idosos e deficientes físicos, famílias com crianças, bem como promover uma conduta de bom relacionamento entre todos os usuários.
Uma campanha educativa abrangente é fundamental para orientar, acompanhar e fiscalizar os ônibus com um maior número de usuários, especialmente por haver um aumento no uso por crianças, jovens, idosos e pessoas portadoras de deficiência após a adoção da tarifa zero.
O vereador pede que a campanha seja abrangente e que desenvolva canais não só de orientação, mas de fiscalização e material didático, que seja incluído a valorização e respeito da importância do motorista, pois a importunação aos mesmos podem contribuir para ocasionar acidentes, assim como orientação e informe aos idosos, às famílias com crianças e outros sobre os horários alternativos de menor movimento nos ônibus, incentivando-os a viajar fora dos horários de pico, quando possível, para reduzir o número de usuários.
É importante também realizar treinamentos regulares com os motoristas, fornecendo orientações sobre como lidar com situações com um maior número de usuários e garantir a segurança e o conforto dos passageiros, reforçar a fiscalização dos ônibus, especialmente nos horários de pico e em rotas frequentadas por idosos e crianças, para garantir o cumprimento das normas de capacidade e segurança.
Ao facilitar o acesso ao transporte público para esses grupos, estamos promovendo uma mobilidade mais sustentável e reduzindo a dependência de veículos particulares, o que contribui para a diminuição da poluição e dos congestionamentos urbanos.
Portanto, o respeito no Tarifa Zero pelas crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiência não é apenas uma questão de cortesia, mas sim moral e social. É hora de reconhecer e valorizar plenamente a contribuição desses grupos para a nossa sociedade, garantindo-lhes o direito básico de se deslocar livremente e com dignidade em nossa cidade.
“No transporte público gratuito, a inclusão é palavra de ordem, crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiência são pilares dessa luta por acessibilidade e respeito. O Tarifa Zero destaca sua importância, defendendo sua dignidade e direitos. No entanto, o transporte gratuito não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma medida inteligente economicamente. Investir em transporte público gratuito para essas populações significa promover inclusão, reduzir desigualdades e criar uma sociedade mais justa e igualitária.” Conclui Gilberto Costa.