Vereador Gilberto Costa solicita a redução da carga horária dos funcionários públicos
16 de novembro de 2023“A importância da redução da carga horária não é apenas uma questão de tempo no relógio”
O vereador e líder do governo Gilberto Costa – Avante, apresentou indicação ao prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr – PSDB, solicitando a redução da carga horaria dos funcionários públicos do município.
Para os funcionários públicos, a redução da carga horária de 44 para 40 horas semanais é uma solicitação que visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos servidores, mas também otimizar a eficiência nos serviços públicos.
Importância
Além disso, o vereador Gilberto Costa, disse que para os funcionários públicos trata-se de reconhecimento da importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal ao permitir que os funcionários desfrutem de mais tempo para descanso, lazer e convívio familiar.
“Espera-se uma significativa melhoria na qualidade de vida desses profissionais e para as mulheres que enfrentam desafios adicionais ao conciliarem as responsabilidades profissionais com os papéis tradicionais, uma carga horária menor oferece espaço para conciliar essas demandas de maneira mais equilibrada”, explica Gilberto Costa.
Saúde
A saúde mental e física dos servidores também está no centro das atenções. O vereador justifica que a redução da carga horária visa acima de tudo, aliviar o estresse relacionado ao trabalho, contribuindo para um ambiente mais saudável e para o bem-estar geral dos funcionários.
A diminuição do cansaço e do estresse pode levar a uma redução nas faltas por motivos de saúde, resultando em maior presença no ambiente de trabalho.
“Porém, está comprovado que funcionários mais descansados e satisfeitos podem apresentar níveis mais elevados de produtividade durante o tempo dedicado ao trabalho e em eventuais concursos a redução da carga horária, pode ser também um atrativo para profissionais mais qualificados. Além disso, espera-se que funcionários mais satisfeitos e equilibrados estejam mais motivados e engajados em suas funções”, disse o vereador.
Economia
Além dos benefícios individuais, a redução da carga horária pode gerar impactos positivos na economia local. Portando, com mais tempo livre, os funcionários públicos poderão participar mais da vida social do município e consequentemente acessar o comercio local mais vezes, contribuindo com a economia local gerando renda e novos empregos.
“A importância da redução da carga horária não é apenas uma questão de tempo no relógio, mas uma declaração de compromisso e a construção de um ambiente de trabalho que promova o pleno desenvolvimento profissional e pessoal de todos; e reconhecer as demandas específicas enfrentadas pelas mulheres, contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo, já que elas muitas vezes exercem outros papéis no dia a dia como mães, esposas e mantenedoras do lar enfrentando uma jornada dupla,” conclui Gilberto Costa.