Vereador Gilberto Costa pede mais Segurança nos cemitérios de São Caetano do Sul
1 de junho de 2023O vereador e líder do governo Gilberto Costa (Avante), apresentou indicação ao prefeito José Auricchio Júnior solicitando a implantação de câmeras de monitoramento, iluminação noturna e rondas ostensivas no Cemitério das Lágrimas, no bairro Mauá; Cemitério da Cerâmica (Saudade), no bairro São José e no Cemitério São Caetano do Sul, localizado no bairro Santa Paula.
“Os cemitérios municipais são alvos de ladrões, vândalos e usuários de drogas. Pessoas que desrespeitam o bem público e provocam prejuízo e tristeza causando também insegurança que amedronta os moradores, visitantes e transeuntes nas áreas interna e externa dos cemitérios”, comenta o parlamentar.
Segundo Gilberto Costa, um dos fatores que facilita o acesso de usuários de drogas durante a noite é a iluminação um fator importante para maior segurança, os muros baixos, etc. Além disso, a insegurança nos cemitérios hoje acontece devido ao aumento de maus elementos nestes locais. “É possível observar os sinais de vandalismo nos túmulos, de acordo com relatos e reclamações nas administrações dos cemitérios de munícipes que visitam os entes queridos ali sepultados.
Também está ocorrendo com frequência furtos de portões de bronze e outros objetos que fazem parte dos túmulos que agregam valor”.
Com todas estas ocorrências é importante a contratação de mais funcionários para coveiro e auxiliar de serviços gerais e que estes passem por uma capacitação para aumentar a segurança dos locais.
O vereador solicita tais medidas porque fora o prejuízo da Prefeitura com a depredação do cemitério, muitos familiares de falecidos terão que gastar para recuperar lápides e até obras de arte dos túmulos. Além do custo financeiro, o ato de vandalismo ainda mexe com o valor sentimental das famílias.
Por fim, Gilberto Costa solicita a instalação de câmeras de monitoramento, iluminação noturna em toda a extensão dos cemitérios e rondas ostensivas efetuadas pela Guarda Civil Municipal e Policia Militar para coibir e registrar os atos criminosos que vem acontecendo nos locais nos últimos tempos.
“Entendemos que o momento da despedida e de visitação a um jazigo é de grande tristeza para aqueles que sentem falta dos que partiram. Oferecer um local apropriado para esse momento é o mínimo que podemos fazer e estamos avançando nessa direção”, finaliza Gilberto Costa.