Vereador Gilberto Costa faz pacote de indicações para aumentar a segurança nas escolas de São Caetano

Vereador Gilberto Costa faz pacote de indicações para aumentar a segurança nas escolas de São Caetano

14 de abril de 2023 0 Por Desperta São Caetano

O vereador e líder do governo Gilberto Costa (Avante), apresentou uma série de Indicações na Câmara de São Caetano do Sul, visando aumentar a segurança nas escolas da cidade.

O parlamentar solicitou autorização para que a Associação de Pais e Mestres (APM) e a direção das escolas possam contratar empresas especializadas na área de segurança. “Conforme notícia da BBC News Brasil, no ano passado e neste ano o número de ataques em escolas no Brasil já superou o total registrado nos vinte anos anteriores. Somente no início de 2023, foram registrados no País ao menos quatro casos”.

Canal de denúncia – Indicação para a Secretaria de Educação da cidade pede a criação de um canal de denúncia para prevenir possíveis atentados nas escolas do município. “Ter um canal de denúncia, em que fosse possível alertar as autoridades competentes sobre possíveis atos de violência, seria muito importante para evitar atentados nas escolas”, disse Gilberto Costa.

Detector de metais – Gilberto também pediu a instalação de porta detectora de metais em lugares públicos e de grande circulação de pessoas em São Caetano do Sul, como o Atende Fácil, as UBSs, teatros, dentre outros.

Concurso – Outra proposta apresentada visa realizar um concurso público para a contratação de mais 150 Guardas Civis Municipais para reforçar a segurança em toda a cidade.

Botão de pânico – O botão do pânico seria acionado pelas equipes gestoras das escolas para a chegada de viaturas da Guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar quando houvesse uma situação de emergência nas escolas. Nesse sentido, a instalação desse instrumento contribuiria para o fortalecimento da segurança dos alunos e dos profissionais da Educação durante o período de aulas.

Câmeras – A instalação de câmeras de monitoramento ligadas ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), funcionaria 24 horas e auxiliaria os agentes de segurança na fiscalização do ambiente escolar.

Por fim, o vereador pediu ao prefeito Auricchio e já foi atendido na solicitação de colocar um guarda civil em todas as escolas durante o período de aulas.