Vereador Dr. Marcos Fontes Propõe que as Unidades Escolares tenham Profissional Capacitado para atender Crianças e Adolescentes com Diabetes e Epilepsia

Vereador Dr. Marcos Fontes Propõe que as Unidades Escolares tenham Profissional Capacitado para atender Crianças e Adolescentes com Diabetes e Epilepsia

29 de março de 2023 0 Por Desperta São Caetano

O vereador ao protocolar o projeto de lei nº 3261, tem o objetivo de estabelecer que toda unidade escolar da rede municipal tenha profissional capacitado para prestar atendimento emergencial a crianças e adolescentes com diabetes e epilepsia.

“Como se sabe a diabetes é uma doença que aumenta a quantidade de glicose no sangue. A queda da taxa de glicose (açúcar no sangue) pode ser causada por excesso de insulina, excesso de exercícios físicos ou ainda pouca alimentação. Daí que é de suma importância o monitoramento da frequência da glicose para evitar problemas como desmaios, convulsões e outros”, afirma o Dr. Marcos Fontes.

O vereador que é médico lembra, “que tanto a diabetes como a epilepsia são conhecidas como “doenças silenciosas”, pois as crianças e adolescentes acometidas por estas doenças não apresentam os sintomas do diagnóstico”.

No que se refere a epilepsia: é doença neurológica crônica caracterizada por crises epilépticas recorrentes. Uma crise convulsiva ocorre quando um grupo de neurônios no cérebro envia descargas elétricas excessivas a outros neurônios do cérebro. Portanto, na visão médica do dr. Marcos Fontes, um profissional da Educação treinado, portanto, capacitado para atender situações emergenciais é crucial porque evitará com o seu pré-atendimento um agravamento do quadro clínico.

Coloque a pessoa deitada de costas, em lugar confortável, retirando de perto objetos com que ela possa se machucar, como pulseiras, relógios, óculos; levante o queixo para facilitar a passagem de ar; afrouxe as roupas; mantenha-a deitada com a cabeça voltada para o lado, evitando que ela se sufoque com a própria saliva; quando a crise passar, deixe a pessoa descansar; verifique se existe pulseira, medalha ou outra identificação médica de emergência que possa sugerir a causa da convulsão.