Vereador Dr. Marcos Fontes – Hortas Urbanas
26 de agosto de 2022Hortas urbanas têm mostrado que vieram para ficar! Além de promover maior qualidade alimentar e estimular a vida em comunidade, elas também ajudam a engajar os moradores de uma região em uma mesma causa. Por essa razão e pelos motivos abaixo é que projetei (Processos nºs 468, 5490, 431,4760 e 4704), a Horta Urbana para São Caetano do Sul, seja em terrenos que estão sob a rede de alta tensão, escolas e até mesmo em imóveis.
Desperta São Caetano: Dr. Marcos qual é a motivação do Projeto Horta Urbana?
Vereador Dr. Marcos Fontes: “Botar a mão na terra” é necessário que tenhamos as seguintes motivações:
1 -O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e permite em sua agricultura 14 substâncias já banidas mundialmente. Ter controle da sua comida é também evitar o uso de substâncias tóxicas que não só fazem mal para a sua saúde como também para o meio ambiente. A população de insetos polinizadores, principalmente as abelhas, por exemplo, têm diminuído de forma muito preocupante nos últimos anos também por conta dos agrotóxicos.
2 – Quanto é possível economizar quando produzimos nossos próprios alimentos? E se fosse organizada uma feira orgânica com os excedentes da produção das hortas comunitárias para ajudar também a incrementar a renda familiar dos voluntários que cultivam os alimentos? São tantas as possibilidades… basta um pedaço de terra abandonado e uma porção de boa vontade!
3 – Participar do projeto de uma horta comunitária implica em tomar decisões em conjunto, o que leva os moradores a se unirem por uma causa maior e se engajar nas decisões locais. Com isso, a causa também passa a chamar cada vez mais a atenção dos políticos. Em São Paulo, por exemplo, tramita na Câmara dos Vereadores um Projeto de Lei que prevê uma horta para cada praça da cidade. Imagina se isso pega?
4 – Quem mora em cidade grande sabe como é esquisito a sensação de não conhecer nem metade das pessoas que moram próximas. Tanta coisa poderia ser diferente se soubéssemos que o vizinho é um ótimo advogado ou a vizinha, excelente médica… Quando participamos ativamente de uma horta comunitária esse cenário começa a mudar, as pessoas interagem, trocam experiências e gentilezas. E, cá entre nós, troca de gentilezas não tem nenhuma contraindicação!
5 – Saúde. Esse talvez seja o maior e mais importante motivo para cultivar o próprio alimento — Saber a origem do que colocamos no prato é também ter o controle da nossa saúde. É preciso reduzir o consumo de produtos industrializados e lutar por uma indústria mais saudável e transparente.
Desperta São Caetano: O senhor sabe dizer se na cidade de São Caetano do Sul a horta urbana já existe:
Vereador Dr. Marcos Fontes: Sim. A atual gestão atenta as necessidades dos munícipes está promovendo o curso Hortas para Pequenos Espaços na Escola Municipal de Ecologia. O curso tem apenas duas horas de duração, mas traz dicas valiosas a respeito de técnicas de plantio em espaços pequenos, como vasos e recipientes recicláveis. E, mais os alunos do curso também poderão fazer uma visita à horta da Escola.
“Nosso objetivo é envolver os munícipes nas questões ambientais através de aulas teóricas e práticas”, diz a diretora Sônia Maria Montini.