Vereador Dr. Marcos Fontes – Cartilha de Orientação e Prevenção de Crimes contra os Idosos.
18 de agosto de 2022“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.” Cora Coralina.
A violência contra pessoas idosas é um fenômeno cada vez mais frequente e se desenvolve, principalmente, nas relações sociais e interpessoais, perpassando todas as classes sociais. Afirma o Vereador Dr. Marcos Fontes.
Como as vítimas, em geral, estão em situação de vulnerabilidade, esse tipo de violência vem associada com relações de poder, acarretando adversidades tanto na esfera social e psicológica, quanto econômica.
Nesse sentido, entendo que a violência é um problema que deve ser combatido pelas forças de segurança pública e, o idoso(a), tem que receber um tratamento especial para se recuperar dos maus tratos, mister que tenha acesso a mecanismos que o permitam saber como proceder.
Frise-se que São Caetano do Sul possui uma população de 162.000 habitantes, desses mais de 48.000 são cidadãos idosos, portanto, acima dos 60 anos de idade. Por essa razão estou propondo a criação da Cartilha de Orientação e Prevenção de Crimes contra os Idosos.
A prevenção a violência faz com que o pretenso agressor pense e reflita muito antes de praticar tal ato criminoso. Portanto, cremos que essa cartilha amplamente divulgada vai servir de orientação aos idosos, familiares e demais cidadãos na luta contra a violência praticada em face dos anciãos, sem abrirmos mão de denunciar.
O meu legislar, o meu trabalho estando vereador e sendo médico destina-se a aos cuidados de todos e em especial aos vulneráveis, dentre os quais, os idosos, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de orientação e atendimento. Os familiares, a comunidade, os vizinhos, os cuidadores de idosos e as instituições também devem denunciar diante da suspeita ou violação de direitos da pessoa idosa, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.