Saúde de São Caetano realiza 827 atendimentos em mutirões nos bairros Santa Paula e Centro
3 de outubro de 2022A Secretaria de Saúde de São Caetano realizou nos dias 29 e 30/9 e 1/10, o quarto mutirão de consultas especializadas do Saúde nos Bairros, ação que faz parte do Programa ProSaúde Fila Zero. A atividade ocorreu na UBS João Luiz Pasqual Bonaparte, no Bairro Santa Paula, e realizou 740 atendimentos no período. No sábado (1) também foi realizado mutirão de consultas para crianças e adolescentes na USCA Amabili Moretto Furlan, com 87 pacientes atendidos.
Na UBS João Luiz Pasqual Bonaparte foram 1.173 agendamentos e 740 pessoas compareceram às consultas em 16 especialidades. “Nesta edição, conseguimos incluir as cinco salas de Telemedicina do Complexo Hospitalar de Clínicas, ampliando a capacidade de atendimentos. Infelizmente, tivemos um absenteísmo de mais de 38% nos atendimentos da unidade. Já nas consultas à distância feitas pela Telemedicina, o absenteísmo foi de 21%. Trabalhamos para minimizar as demandas reprimidas em várias especialidades e envolvemos médicos em horários estendidos, abrindo unidades que não fazem parte do Programa Saúde Hora Extra, para atender em horários alternativos, e precisamos contar com a participação das pessoas”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Na quinta-feira (29), uma sala dentro da própria unidade atendeu por Telemedicina as especialidade de endocrinologia e reumatologia. Já na sexta e sábado, os atendimentos foram realizados no Núcleo Municipal de Telemedicina, que funciona no Complexo Hospitalar de Clínicas. “Vocês estão de parabéns. Minha mãe (85 anos) acabou de passar em consulta com a neurologista por Telemedicina e foi tudo muito prático e rápido. Já saímos com nossos problemas resolvidos, solicitações e agendamentos realizados. Eu confio muito na saúde da nossa cidade”, afirmou Rosa Maria Oliveira de Sá.
Foram atendidas as especialidades alergia; cardiologia; cirurgia plástica; dermatologia; endocrinologia; hematologia; neurologia; otorrino; urologia; odontologia clínica geral; oftalmologia e reumatologista. Na Telemedicina as especialidades atendidas foram: vascular; neurologista; cardiologista pré-operatório; endocrinologista; dermatologista e reumatologista.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Crianças e adolescentes também tiveram um dia inteiro de atendimento no mutirão. Foram 114 consultas agendadas e 87 atendimentos com pneumologista, cardiologista, neurologista e gastrologista. “Foi um fim de semana de ações em vários espaços da Saúde e estamos conseguindo equalizar as filas represadas e agilizar o atendimento a exames, consultas e cirurgias. Todos os atendimentos estão sendo realizados por agendamento, respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias”, finalizou Regina Maura.