São Caetano realiza mais de 400 testes rápidos contra hepatite durante semana do Julho Amarelo
7 de agosto de 2023A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, por meio do Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas), ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites. As ações, parte da campanha Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais, foram realizadas de forma itinerante na Carreta da Saúde, que percorreu cinco pontos e realizou 417 testes rápidos.
A Carreta da Saúde esteve nos bairros Olímpico, São José, Mauá e Fundação. Apenas quatro pacientes testaram positivo (dois deles já em tratamento) e foram encaminhados ao Cepadi para a realização de um teste mais específico e a confirmação do diagnóstico e tratamento.
“É muito importante que as pessoas procurem as unidades de Saúde para realização do teste rápido. Precisamos ampliar o diagnóstico das hepatites que são doenças silenciosas e, muitas vezes, descobertas em estágio avançado. Quanto antes for realizado o diagnóstico, maiores serão as chances de tratamento. Mais uma vez realizamos uma ação itinerante de muito sucesso, com adesão de centenas de pessoas”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
HEPATITE
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser decorrente de diversas causas, sendo por meio da infecção por vírus, pelo uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, doenças metabólicas ou doenças genéticas. Alguns dos sintomas mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
O teste rápido identifica a hepatite C e pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde. No Cepadi é possível fazer o exame completo, por meio de sorologia, que detecta e diferencia todos os tipos de hepatites.