São Caetano apresenta ferramentas digitais na Saúde em audiência na Câmara dos Deputados

São Caetano apresenta ferramentas digitais na Saúde em audiência na Câmara dos Deputados

9 de novembro de 2023 0 Por Desperta São Caetano

A secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetone, participou quarta-feira (8/11) de audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, que aconteceu de forma híbrida. O evento debateu Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital, discutindo a experiência prática do uso de ferramentas digitais para acompanhamento do paciente.

São Caetano apresentou todos os avanços tecnológicos, que tiveram início com a implantação do prontuário eletrônico, e diversos serviços de inteligência e tecnologia que tem auxiliado o setor, com destaque para Telemedicina, que completou um ano em agosto e soma mais de 42 mil atendimentos.

“Mostramos o quanto avançamos na saúde digital em São Caetano, iniciando com a implantação do prontuário eletrônico, em 2018, que nos forneceu ferramentas para avançar com programas como Remédio em Casa, que hoje chega a mais de 7,4 mil pessoas. Pelo prontuário identificamos data de entrega, quantidade e reposição”, observou Regina Maura.

“Introduzimos a teleorientação pouco antes da pandemia, projeto que nos ajudou a tirar pessoas do pronto-socorro e hospitais durante o pico de contágio. Na ocasião, criamos também em parceria com a USCS e Instituto de Medicina Tropical da USP, uma plataforma de inteligência epidemiológica para monitoramento de casos positivos. Serviço que continua funcionando até hoje para agendamento de testagem de casos suspeitos de covid-19”, complementou a secretária.

Em 2022, o município avançou com a implantação da Telemedicina em consultas especializadas. Hoje, são mais de 42 mil atendimentos em 15 especialidades. Os avanços nos atendimentos remotos seguiram com a implantação do tytocare, um aparelho para a realização de exames físicos a distância. O município foi o primeiro do País a oferecer este tipo de tecnologia pelo SUS, o que tem permitido mais celeridade nos diagnósticos. ”As pesquisas de satisfação com o serviço chegam a 94%, classificada como nível de excelência pelos usuários”, ressaltou Regina Maura.

As consultas e exames também passaram a ser confirmadas via WhatsApp, reduzindo o contato telefônico com o paciente em 70%. Desde a implantação do projeto, em setembro de 2022, foram enviadas mais de 170 mil mensagens e o setor recebeu resposta de 92% dos pacientes. A ação diminui o absenteísmo, já que em tempo real uma equipe monitora e remarca rapidamente as vagas que o paciente nega.

São Caetano segue investindo em novas tecnologias, que agregam e melhoram o acesso do paciente à Saúde. “Este ano lançamos o FarmaZap, um canal para receber críticas, sugestões, esclarecer dúvidas sobre os programas de entrega de medicamentos, solicitar medicamentos de alto custo e locais de retirada, entre outros; o programa Diabetes Sob Controle, para crianças insulino-dependentes, que recebem um sensor para ser fixado no braço e um aparelho para fazer a leitura e monitorar a glicose, sem necessidade de furar o dedo várias vezes por dia. Também estamos em processo de interoperabilidade entre todos os sistemas para implantação das receitas com certificação digital”, finalizou a secretária.

A mesa foi presidida pela deputada federal e autora da lei que regulamentou a prática da Telemedicina, Adriana Ventura. Além de Regina Maura, estiveram presentes a secretária de Saúde de Pouso Alegre, Silvia Regina, a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, a representante do Movimento Inovação Digital, Julia Cestari, o presidente da Saúde Digital Brasil, Carlos Pedrotti, e o gerente substituto de produtos Controlados da Anvisa, Thiago Brasil Silverio.