Projeto de lei de Gilberto Costa propõe terapia assistida por cães em São Caetano
1 de abril de 2022Tramita na Câmara Municipal de São Caetano do Sul projeto de lei do vereador Gilberto Costa que introduz a Cinoterapia na cidade.
A Cinoterapia consiste no tratamento de doenças ou de sofrimento psíquico com a assistência ou participação de cães adequadamente selecionados, treinados e certificados.
Os cães a serem utilizados na atividade de Cinoterapia devem apresentar aptidão para o trabalho de facilitação terapêutica, apresentando características adequadas para tal, como ser domesticado, de índole pacífica e temperamento equilibrado, além de estar em perfeito estado de saúde e deverão ser obrigatoriamente identificados através da inserção de chip eletrônico subcutâneo, que será único para cada animal.
Segundo o vereador Gilberto Costa, “vários estudos científicos têm demonstrado que a convivência com animais de estimação é bastante benéfica para a saúde física e psíquica das pessoas. O que se sabe atualmente é que os cães podem contribuir, também, no tratamento de diversas condições, como por exemplo, ansiedade, pressão arterial alta, frequência cardíaca, triglicérides, colesterol, estresse e depressão, entre outras. Este Projeto de Lei tem o objetivo de definir as regras básicas para a Cinoterapia, para garantir a saúde e bem-estar dos cães terapeutas e também dos pacientes que serão assistidos”.
O que é a cinoterapia?
A palavra pode parecer um pouco estranha, mas seu significado é muito simples. “Cino” quer dizer cachorro em grego.
Assim, cinoterapia nada mais é que uma terapia com cães.