Projeto de Gilberto Costa previne e orienta sobre varíola dos macacos
8 de setembro de 2022O vereador e líder de governo de São Caetano do Sul, Gilberto Costa (Avante), protocolou projeto de lei (n.º 3.074/22), no último dia 26 de agosto, que solicita a Campanha Permanente de Conscientização sobre a Varíola dos Macacos.
“Certamente é ação que proporcionará melhor controle da infecção na cidade, visto que as orientações visam garantir acesso às informações e, sobretudo, o diagnóstico e tratamento, se necessário. Sugiro que conteúdos digitais e impressos sejam produzidos e distribuídos nas redes sociais e presencialmente para minimizar os riscos de transmissão”, propõe o parlamentar.
A varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Não compartilhar objetos contaminados como por exemplo: copos, talheres, lençóis, toalhas, dentre outras medidas, ajudam a evitar o contágio. Portanto, é preciso evitar contato próximo, pele a pele, compartilhamento de itens de uso pessoal, limpeza de assentos em geral, uso de máscaras, álcool gel e lavar as mãos com água e sabão regularmente.
A doença é causada por um vírus da família poxviridae e foi inicialmente identificada em 1958 em primatas, mas seu reservatório natural ainda é desconhecido. Existem sugestões de que sejam dos roedores selvagens, ou seja, os macacos são tão vítimas quanto os humanos. A varíola dos macacos é considerada uma zoonose – doença infecciosa transmitida entre animais e seres humanos.
“O objetivo da campanha permanente é contribuir de forma direta para orientação do munícipe sobre as principais formas de transmissão da doença e como preveni-las, pois, a prevenção é a melhor forma de proteção contra a doença”, conclui o vereador Gilberto Costa.