Programa Tarifa Zero da Prefeitura de São Caetano recebe Prêmio Inovacidade no Smart City Brazil 2024

Programa Tarifa Zero da Prefeitura de São Caetano recebe Prêmio Inovacidade no Smart City Brazil 2024

2 de junho de 2024 0 Por Desperta São Caetano

A Prefeitura de São Caetano do Sul, com seu Programa Tarifa Zero, recebeu o Prêmio Inovacidade do Instituto Smart City Business America, que reconhece as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A cerimônia aconteceu na terça-feira (14/5), no Pro Magno Centro de Eventos, na capital. O Smart City Brazil 2024 (SCB-Br24) termina nesta quarta-feira (15).

“O Tarifa Zero demonstrou que é possível implementar políticas de transporte público inovadoras e acessíveis, mesmo em um contexto de desafios financeiros e infraestruturais. Como resultado, São Caetano se destacou como uma cidade interessada em promover a mobilidade urbana sustentável e inclusiva”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Com o tema Nova Agenda Urbana, o SCB-Br24 tem como objetivos dar vida a essa visão de cidades que prosperam, evoluem e florescem com base nas necessidades e aspirações de cada cidadão e onde os negócios estão aliados às necessidades. Tem como premissas a construção de um ecossistema sólido e autossuficiente na América, fomentar a colaboração, a troca de ideias, perspectivas e soluções inovadoras entre especialistas, líderes do setor e gestores públicos e privados, e auxiliar os municípios na transição para um modelo de gestão e tecnologia inteligentes.

“Receber o Inovacidade pelo Tarifa Zero é um reconhecimento incrível do compromisso de São Caetano do Sul com a inovação e a busca por soluções criativas para questões de mobilidade urbana. Este projeto demonstra um esforço significativo para tornar o transporte público mais acessível e sustentável para todos os cidadãos”, acrescentou o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Diego Santos Vido Faria, que representou o prefeito Auricchio na cerimônia.

PRÊMIO INOVACIDADE
Em 2024, o Prêmio inovaCidade teve 128 inscrições e selecionou 43 projetos e iniciativas com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada e Entidades da Sociedade Civil. Entre elas, o exitoso Tarifa Zero, implementado em novembro de 2023, que trouxe uma inovação significativa no cenário do transporte público brasileiro, ao oferecer gratuidade à população, iniciativa que destacou-se como uma das primeiras experiências do tipo no país e promoveu uma mobilidade urbana mais acessível e equitativa.

Essa proposta inovadora proporcionou uma mobilidade urbana acessível, uma redistribuição mais equitativa dos recursos públicos, direcionando-os para um serviço essencial para a população. Ao eliminar a tarifa de transporte público, o programa eliminou uma barreira financeira para os cidadãos, facilitando o acesso a empregos, serviços e atividades sociais.

Além disso, o Tarifa Zero representou uma abordagem criativa para lidar com os desafios da mobilidade urbana, buscando soluções que beneficiassem diretamente os residentes da cidade. Ao incentivar o uso do transporte público, a iniciativa teve o potencial de reduzir o tráfego de veículos particulares, contribuindo para a diminuição da poluição e dos congestionamentos nas ruas.