Prefeitura de São Caetano realiza 7,8 mil abordagens sociais a pessoas em situação de rua no primeiro semestre de 2023
6 de julho de 2023A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), realizou 7,8 mil abordagens sociais a pessoas em situação de rua no primeiro semestre de 2023.
As ações são realizadas pela equipe de abordagem social do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), que acolhe os usuários, realiza as orientações e oferta os serviços da rede socioassistencial, respeitando as escolhas dos usuários. Para estas pessoas são oferecidas refeições, banho e serviço de acolhimento provisório.
A média de atendimentos é de 87 pessoas por mês, sendo que a maioria é de pessoas que se deslocam de municípios vizinhos. A cidade realiza as articulações necessárias para o período de baixas temperaturas, tendo em vista que a cada ano as ações são revistas para assegurar a integridade das pessoas em situação de rua.
Com a chegada do outono e inverno, foram intensificadas as abordagens pela equipe do Creas, sendo disponibilizados cobertores aos que não aceitam a pernoite. Atualmente, os serviços de acolhimento que atendem à demanda são o AEVida e o Lar Bom Repouso.
“O objetivo é zelar pela vida da população em situação de rua e extrema vulnerabilidade, promovendo o acolhimento e dando dignidade a essas pessoas”, afirmou o secretário da Seais, Thiago Mata.