Prefeitura de São Caetano participa do Global Forum Fronteiras da Saúde
27 de outubro de 2023A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, participou na quarta-feira (25/10) do Global Forum Fronteiras da Saúde, no Centro de Eventos e Convenções de Brasília, de um painel que debateu Cases de Sucesso na Saúde e Doenças Preveníveis.
A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, representou a Prefeitura de São Caetano do Sul no evento, que reuniu especialistas nacionais e internacionais, gestores de saúde e representantes do setor privado, que abordaram diversos aspectos da sustentabilidade dos sistemas de saúde pública e suplementar, considerando o aumento da expectativa de vida no Brasil e os desafios com a inovação, financiamento, entre outros temas.
O painel de debate foi moderado pela ex-senadora Ana Amelia Lemos, e contou com a participação de duas representantes da cidade, a secretária Regina Maura e a cardiologista Carla Lantieri, que abordou o projeto Coração de Estudante, parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Prefeitura de São Caetano do Sul, com ações intersetoriais envolvendo várias secretarias em um grande movimento de informação e promoção da qualidade de vida; além de Tom Ribeiro, coordenador da Rede de Telessaúde de Minas Gerais e vice-diretor do Centro de Inovação em Inteligência Artificial em Saúde; tenente coronel Aviador Leonardo de Moraes dos Santos, responsável pela articulação da Operação Gota junto ao Ministério da Saúde; Fábio Munhoz Svartman, médico pneumologista; e Rodrigo Cariri, coordenador de Atenção Especializada do MInistério da Saúde.
Durante sua apresentação, Regina Maura falou sobre a informatização da Saúde, iniciada em 2018, com a informatização de 100% dos prontuários, integrando toda rede de Atenção Básica, Especializada e Hospitalar, ação que possibilitou a organização do programa Remédio em Casa. Além disso, abordou a criação da plataforma Disque Coronavírus, um serviço de inteligência epidemiológica, que usa um website em que o morador preenche caso apresente sintomas suspeitos de covid-19. “Investimos em vigilância, comunicação e parceria com a rede de graduação em Medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo) para criar um programa de testagem domiciliar. Paralelo a isso, utilizamos o serviço de teleorientação, que em 2022 deu lugar à Telemedicina”, explicou.
O investimento em consultórios virtuais à distância, no Núcleo Municipal de Telemedicina, possibilitou equalizar uma fila reprimida por conta da pandemia, que chegou a 12 mil pacientes em seis especialidades. “Em cinco meses, vencemos essa demanda, ampliamos para 14 especialidades e já ultrapassamos a marca de 42 mil atendimentos em pouco mais de 12 meses”, completou a secretária. Regina destacou ainda o investimento da administração pública em saúde, cerca de 34%, bem acima do mínimo de 15% exigido pela Constituição Federal, que tem possibilitado avançar em programas e inovações tecnológicas.
LADO A LADO PELA VIDA
O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma organização social dedicada ao câncer e às doenças cardiovasculares, além do trabalho em prol da saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da Saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento. Fundado em 2008, produz pesquisas, análises e recomendações que contribuem para um ambiente de conhecimento, que permite, inclusive, que os formadores de políticas públicas tenham ferramentas para tomar decisões mais embasadas, além de ter um papel importante na disseminação de conhecimento à sociedade.