Prefeito Auricchio apresenta Programa ProNutri em mais uma escola da rede: EMI Candinha Massei Fedato

Prefeito Auricchio apresenta Programa ProNutri em mais uma escola da rede: EMI Candinha Massei Fedato

4 de outubro de 2023 0 Por Desperta São Caetano

Nesta terça-feira (3/10), a EMI (Escola Municipal Integrada) Candinha Massei Fedato, localizada no Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul, recebeu a visita do prefeito José Auricchio Júnior. Ele foi até a unidade de Educação Infantil para apresentar à comunidade escolar o ProNutri, Programa de Educação Nutricional. Logo ao chegar à escola o prefeito viu a horta escolar, que fica bem na entrada da unidade, e elogiou o capricho e o bom aproveitamento do espaço, cultivado com verduras e temperos.

A exemplo do que tem ocorrido em outras escolas da rede, o prefeito de São Caetano abordou a importância do trabalho realizado pela Seeduc (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com os cursos de Arquitetura e Nutrição da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). “Queremos não apenas trazer mais qualidade à alimentação das crianças, mas, também, um aprendizado que elas possam estender às famílias”, enfatizou Auricchio.

A secretária de Educação, Minéa Fratelli, agradeceu a participação dos familiares que abraçaram o projeto, destacando que as ações feitas na escola têm sucesso quando contam com a participação de todos. E além das mães e pais presentes, a diretora Fátima Regina Patoleia fez um agradecimento especial às “Mães Acolhedoras”, participantes do programa que vem dando suporte à implantação do ProNutri na escola.

O programa Mães Acolhedoras é um dos aspectos fundamentais do ProNutri, resultado de uma parceria entre Seais (Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social) e Seeduc (Secretaria Municipal de Educação). O programa promove reinserção profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade econômica que têm filhos matriculados na rede municipal de ensino, ao mesmo tempo em que dá suporte à implantação das hortas escolares. Dentre as atividades realizadas pelas mães beneficiadas está a organização e cuidado das hortas, além de ajuda no momento de alimentação das crianças.

O programa “Mães Acolhedoras” está chegando ao seu primeiro mês de implantação com elogios das escolas e das participantes. “Eu me surpreendi com esse primeiro mês, achei que seria mais cansativo. Mas adorei dar papinha aos bebês! Também trabalhei ajudando na cozinha e na horta ”, disse Vivian Carla da Silva Fujimori, que atua na EMI Candinha Massei Fedato há um mês. Pilar Graziela Mantovani, que chegou à escola na segunda chamada, no último dia 20 de setembro, já teve a oportunidade de compartilhar conhecimentos com a colega: “Tenho horta em minha casa, aprendi a cuidar com meu sogro e pude partilhar o que aprendi. Aqui trocamos experiências”.