Segundo Organização Mundial da Saúde, o crescimento da Ômicron pode fazer surgir novas variantes.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (19) que a pandemia de Covid-19 “não está nem perto do fim”.
“A Ômicron continua varrendo o planeta. Não se enganem ela causa hospitalizações e mortes, e, mesmo os casos menos graves, estão enchendo as unidades de saúde”, alertou Adhanom para, em seguida, destacar: “Com o incrível crescimento global da Ômicron, novas variantes, provavelmente, surgirão, e é, por isso, que o rastreamento permanece crítico”.
Conforme matéria do Diario do Grande ABC , em 16/01 A Média móvel de casos de Covid subiu 667% na região.
A média móvel semanal de casos de Covid no Grande ABC disparou desde o início do ano. De acordo com levantamento do instituto de pesquisa ABC Dados, que usa informações dos boletins enviados pelas prefeituras, na sexta-feira as sete cidades, juntas, registraram média móvel de 928 casos de coronavírus em sete dias. No último dia de 2021, o indicador apontava 121, o que significa alta de 667%.
O número real de infectados pode ser muito maior, já que o Brasil tem enfrentado escassez de testes de Covid, tanto na rede pública como privada. Durante a semana, a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) recomendou que os centros médicos deixem de testar pacientes com sintomas leves da Covid para que não faltem testes de antígeno e PCR (o molecular, tipo mais preciso) para identificar a doença em pacientes com sintomas graves.
São Caetano Inicia Imunização De Crianças Contra A Covid-19
Em São Caetano a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente teve inicio na segunda-feira (17/1), com organização e tranquilidade para os moradores.
O prefeito Auricchio Júnior esteve no CEM para acompanhar o início da aplicação das doses para este grupo. “A variante Ômicron traz uma transmissibilidade muito grande. Mas, graças ao avanço da vacinação, os casos graves são reduzidos. Vacina é vida. Nossa maior defesa nesta guerra contra o coronavírus é a vacina. Só conseguimos diminuir o número de mortes graças à imunização em massa da nossa população. Não deixem a vacina para depois, protejam seus filhos e os preparem para uma volta segura às aulas presenciais.” afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Marco Cezario, agradeceu aos profissionais do setor pela dedicação e comprometimento nestes quase dois anos de pandemia. O deputado estadual Thiago Auricchio também prestigiou o início da vacinação das crianças no CEM.
O deputado estadual comentou sobre a emoção que sentiu ao acompanhar o início da vacinação de crianças em São Caetano ao lado do prefeito Auricchio e do secretário de Saúde, Marco Cezario.
“Que sensação maravilhosa foi acompanhar o início da vacinação de crianças em São Caetano .O pequeno Caio, de 11 anos, foi o primeira criança a ser imunizada e vocês precisavam ver a alegria que ele tava. Antes de tomar a vacina, ele fez questão de ligar para todos os amigos e familiares e contar. Que dia especial!”.
ThIago Auricchio atento ao aumento do crescimento de casos de Coronavírus no país, também usou suas redes sociais ao longo da semana para fazer pedidos em forma de alerta .
“Precisamos redobrar, ainda mais, os cuidados para reduzirmos a disseminação do coronavírus na região. Desde o início do ano, a média móvel de casos teve um aumento de 667%, em relação ao último dia de dezembro. Isso aumenta a responsabilidade de todos com a vacinação, a máscara e o respeito aos protocolos médicos e sanitários em vigor. Vamos nos cuidar e cuidar do próximo!”
“O crescimento de casos de coronavírus no País reacende o alerta de todos na busca pela redução da contaminação. Em 7 dias, o Brasil registrou quase meio. milhão de novos casos. Precisamos, mais do que nunca, de redobrar os cuidados e ter atenção aos protocolos sanitários.” afirmou o deputado.