O que é planejamento estratégico? E qual sua importância para organização de uma instituição ou empresa?

O que é planejamento estratégico? E qual sua importância para organização de uma instituição ou empresa?

25 de março de 2022 0 Por Desperta São Caetano

Está é uma prática extremamente necessária no processo de qualquer empresa e uma etapa importantíssima do orçamento empresarial.

1 – Definir a Missão, Visão e Valores da empresa

O primeiro passo de qualquer planejamento estratégico é definir a missão, visão e valores da organização. Este passo é que dá o “norte” a ser seguido. Sem estas definições, o restante do planejamento perde o sentido.

Missão: é a declaração sobre o que a organização é, qual seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. A missão define a identidade da empresa e não costuma mudar ao longo do tempo.

Visão: representa um estado futuro para a organização, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra. Por exemplo, a advogada e especialista em Direito Triburtário tem como visão “ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.

Valores: são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. Alguns exemplos de valores: respeito, confiança, comprometimento, responsabilidade, etc.

Se a sua empresa já tem sua missão, visão e valores bem definidos, ótimo! Basta apenas revisar e ajustar caso necessário. Mas se a organização ainda não pensou sobre isto e documentou devidamente, é fundamental reunir os sócios, conselho ou diretoria e começar com esta definição antes de seguir adiante.

E lembre-se: a missão, visão e valores precisam ser compartilhados e compreendidos por todos na organização e não ficar apenas com a alta administração ou ir parar no fundo de uma gaveta ao final do planejamento.

2 – Definir os Objetivos Estratégicos:

Com base na visão estabelecida no passo anterior, é hora de definir os objetivos estratégicos para a organização. Os objetivos estratégicos são as metas globais e amplas da organização e devem estar diretamente relacionadas a missão da empresa. Ou seja, a cada objetivo estratégico alcançado, a empresa deve caminhar para mais perto de alcançar sua visão. Alguns exemplos de objetivos estratégicos: 

Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;

Reduzir os custos produtivos em 15%;

Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%;

3 – Definir os objetivos táticos (metas)

Os objetivos táticos são os objetivos que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. Os objetivos táticos devem ser criados de forma a garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Alguns exemplos:

Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 1 dia;

Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;

Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;

4 – Definir os objetivos operacionais (planos de ação)

Já os objetivos operacionais são os objetivos específicos e voltados para a execução das operações da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente. Os objetivos operacionais devem ser criados em formato de projetos ou planos de ação, como subdivisões dos objetivos táticos. Ou seja, são as ações que precisarão ser feitas para garantir que os objetivos táticos sejam alcançados. Exemplos:

Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;

Implantar um programa de qualidade total;

Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

5 – Elaborar um orçamento empresarial

Depois que sua empresa definiu qual sua visão (onde e quando quer chegar), desdobrou esta visão em objetivos estratégicos, subdividiu estes objetivos em metas (objetivos táticos) e criou planos de ação (objetivos operacionais) para alcançar estas metas, o próximo passo é transformar tudo isto em números com ajuda do orçamento empresarial1.

No orçamento, as metas de faturamento vão se tornar projeções de vendas2, as metas de capacitação dos funcionários vão refletir nas projeções de despesas operacionais3, a implantação do sistema de rastreamento se tornará um investimento operacional4, a melhoria dos processos produtivos terão impacto direto sobre a projeção de custos produtivos5 e assim por diante.

Desta forma, sua empresa possuirá um plano completo de quanto precisa faturar, quais são os limites de custos e despesas que precisa respeitar, quais investimentos precisa realizar e pode acompanhar os números ao longo do ano, verificando se está caminhando para alcançar sua visão ou se precisa de algum ajuste na operação.

Está é uma prática extremamente necessária no processo de planejamento de qualquer empresa e uma etapa importantíssima do orçamento empresarial.

Fonte Migalhas (Flavia Thais de Genaro Machado de Campos)