O balanço de Jorge Salgado enquanto esteve à frente da Secretaria de Segurança
5 de março de 2022Quando se fala em Jorge Salgado, é impossível não o associar ao bom trabalho e competência. Como ex-secretário de segurança, por exemplo, entregou a pasta à nova gestão com o dever cumprido, e por sinal, com o trabalho muito bem feito e reconhecido. Tanto que São Caetano do Sul, foi eleita a cidade mais bem posicionada no recorte de segurança do Ranking Connected Smart Cities 2021. Apesar do ano atípico, por conta da pandemia do coronavírus, a segurança em São Caetano do Sul foi um dos temas que mais tiveram avanços, ao lado da Saúde e da Educação e teve como um dos seus destaques as barreiras sanitárias na tentativa de restringir o acesso de veículos à cidade durante a fase emergencial da quarentena. A medida buscou conter o avanço da transmissão de coronavírus no município, funcionando 24 horas por dia com a participação de agentes do departamento de trânsito, GCM e profissionais de saúde.
Ainda falando em 2021, a Secretaria de Segurança apresentou o balanço das atividades do ano de 2020, que tornaram o município mais seguro e proporcionou melhor qualidade de vida à sociedade sulsancaetanense ao juntar infraestrutura e tecnologia de ponta, graças aos investimentos da ótima gestão de Jorge Salgado, da Prefeitura e do comprometimento dos Guardas Civis Municipais. Roubos e furtos de veículos tiveram quedas significativas, segundo dados oficiais da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).
Em 2019, ano que assumiu a secretaria, a GCM realizou 1.172 atendimentos logo no primeiro trimestre, passou para 1.713 boletins de ocorrências (B.O.) e foram realizadas 98 ‘Operações Visibilidade’, com viaturas diariamente posicionadas estrategicamente em locais definidos por meio de planejamento operacional, que envolveram equipes especializadas do Canil, Rotam e ROMU, além de apoio dos guardas das áreas administrativas da corporação. As ações tiveram como objetivo reforçar o patrulhamento preventivo, coibir práticas criminosas e ampliar a sensação de segurança dos munícipes.
“Consegui uma aproximação muito harmoniosa entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal em trabalhos de inteligência, ações e operações realizadas com objetivo de diminuir os índices de criminalidade, e para mim, é motivo de orgulho registrarmos na minha gestão, que a cidade de São Caetano do Sul foi destaque na área da segurança. Acredito que fizemos um belíssimo trabalho. Comigo nunca houve vaidade, somamos esforços e o resultado foi deixar para a cidade uma administração sólida e muito bem cuidada, e espero que a nova administração consiga manter os índices que deixei além de melhorá-los sempre, diz Salgado.