Núcleo de Educação em Urgência de São Caetano do Sul inicia capacitação para 240 profissionais da Educação

Núcleo de Educação em Urgência de São Caetano do Sul inicia capacitação para 240 profissionais da Educação

5 de agosto de 2022 0 Por Desperta São Caetano

O Núcleo de Educação em Urgência, parte do serviço de atendimento pré-hospitalar do SOS Cidadão 156, da Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, realiza capacitação, habilitação e educação permanente dos colaboradores do serviço de atendimento pré-hospitalar e formação intersetorial para urgências. Na terça-feira (2) mais um grupo iniciou as capacitações na sede do serviço.

Durante três meses, 240 professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio participarão de treinamento sobre acolhimento, cuidados à saúde e orientações sobre urgências e emergências. “Com as capacitações, vamos formando multiplicadores e explorando com as equipes situações-problema que podem aparecer no cotidiano e como solucioná-las”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Estão sendo abordados temas como engasgo, refluxo, queda, convulsão, sangramento nasal, corte, parada respiratória, febre, corpo estranho inserido no ouvido ou nariz, hipoglicemia e como acionar o Serviço de Urgência e Emergência do município. “Os encontros têm duração de quatro horas, com parte teórica e a realização de simulados e treinamentos práticos sobre temas relacionados às urgências e à atuação integrada de equipes multidisciplinares no atendimento e gerenciamento de crises”, explicou a coordenadora do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz.

“O projeto é muito importante para termos noção de como socorrer e dar assistência para crianças no primeiro momento, antes do socorro chegar. O que aprendemos funciona não apenas para usarmos no dia-a-dia na Educação, mas para nossas famílias e nossa comunidade. Aprendemos técnicas importantes para salvar vidas”, explicou Roberta Targon de Azevedo Fiorito, assistente de direção na EMI Maria Panarielo Leandrini.

A equipe também realizou um treinamento para acionamento do serviço de urgência para os colaboradores da Fundação das Artes. “O IX Simpósio da Fundação das Artes de Formação Continuada é uma oportunidade de promover a troca de experiências e reflexões para o aprimoramento das atividades pedagógicas, além de integrar toda a equipe para o início de um novo semestre letivo. Nesta edição do simpósio foram debatidos temas atuais como qualificação profissional e a implantação do novo itinerário formativo do Ensino Médio. A participação da coordenadora do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz, foi de grande relevância para esclarecer como funciona o acionamento do serviço de emergência no município, contribuindo ainda mais para o melhor acolhimento dos alunos que frequentam a nossa instituição”, afirmou a diretora Ana Paula Demambro.

A equipe já tem programação de capacitações com grupos de escoteiros e escola de artes marciais, além dos trabalhos de educação permanente do corpo clínico do Complexo Hospitalar, Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital de Municipal de Emergências Albert Sabin.