No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemocentro de São Caetano reforça pedido para novas doações

No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemocentro de São Caetano reforça pedido para novas doações

4 de julho de 2024 0 Por Desperta São Caetano

No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (14/6), data criada para sensibilizar novos doadores e homenagear aqueles que ajudam a salvar milhares de vidas, o Núcleo Municipal de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, de São Caetano, receberá os doadores no espaço especialmente decorado e com distribuição de brindes.

Os níveis de estoque de sangue estão bem abaixo do esperado e devem estar disponíveis por apenas mais 10 dias, tornando-se insuficientes para atender à demanda dos hospitais.

Por esse motivo, a Prefeitura convida a população para que compareça ao local, na Rua Maranhão, 685, no Bairro Santa Paula, de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h, para reverter esse quadro. A ajuda de um único doador pode salvar até quatro pessoas que necessitam de sangue em cirurgias e tratamentos.

O posto tem recebido, em média, 20 doadores por dia e o ideal seria receber 40, para que seja mantido o estoque em nível desejável.

Na chegada, o doador preenche um formulário com algumas perguntas pessoais, e são coletadas amostras para fazer a sorologia. Após 30 dias, são disponibilizadas informações como tipo sanguíneo, data para próximas doações e resultado de exames de hepatite (B e C), Aids, HTLV, doença de Chagas e sífilis.

Não é necessário marcar horário para doação, mas empresas ou grupos que estão fazendo campanha de doação de sangue devem agendar com antecedência.

DOCUMENTAÇÃO
Para doar sangue, a pessoa deve portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira Nacional de Habilitação); ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos); pesar acima de 50 Kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentada, porém evitar refeições pesadas (gordurosas).

Quem fez tatuagem há mais de 1 ano ou possui diabetes Tipo II, sem uso de insulina, também pode doar. Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 1 ano. Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de um ano. O Núcleo Municipal de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma fica no Super Centro de Saúde, na Rua Maranhão, 685, no Bairro Santa Paula. A coleta é realizada de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h. Informações pelo telefone 2759-0888. Instalando o app da Colsan é possível agendar data e horário para fazer a doação. Mais informações no site colsan.org.br