Mês da mulher: Estação Cultura tem bate-papo sobre sororidade e acolhimento, com Leila Teixeira

Mês da mulher: Estação Cultura tem bate-papo sobre sororidade e acolhimento, com Leila Teixeira

17 de março de 2023 0 Por Admin

Na próxima segunda-feira (20), às 19h30, a Estação Cultura de São Caetano do Sul vai sediar a palestra-ação A-Colher, com a psicanalista, psicóloga e skatista Leila Teixeira. Com o tema “Skate no pé, sororidade na cabeça e acolhimento no coração”, a atividade é parte do projeto social e voluntário “2 das Minas”, com foco no empoderamento da mulher por meio do skate, com acolhimento à comunidade LGBTQIAP+. “Skate, acolhimento e sororidade” é o lema do projeto.

A-Colher, com Leila Teixeira, compõe a programação “Nós, Mulheres”, da Prefeitura Municipal, que tem a realização em conjunto das Secretarias de Cultura; Saúde; Assistência e Inclusão Social; Educação; Esporte, Lazer e Juventude; e Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida; voltada à visibilidade e ao empoderamento feminino, com atividades culturais, esportivas, de saúde, formação, entre outras, ao longo do mês de março. A programação é gratuita e livre para todos os públicos.

A Estação Cultura fica no piso superior do terminal rodoviário, no Centro (Rua Serafim Constantino s/n), ao lado da pista municipal de skate “Mário Manoel Davi”. É na pista de skate que acontece, todas as segundas-feiras, das 19h às 22h, o projeto 2 das Minas, idealizado por Luciana Tozo Vieira que, além de skatista, é profissional de marketing e técnica de enfermagem. Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Luciana foi uma das personalidades femininas da cidade homenageadas em sessão solene na Câmara Municipal por sua atuação à frente deste projeto.

2 das Minas
Além da ativista Luciana Tozo, integram também voluntariamente o coletivo 2 das Minas Bia D’arc (professora), Nanda, Bebel e Cerq (monitoras), Bruna (mídias sociais: Instagram) e Keiks (fotógrafa). “O 2 das Minas é um coletivo de skate idealizado e direcionado exclusivamente às mulheres e acolhe também a comunidade LGBTQIAP+”, explica Luciana Tozo. O grupo é aberto à participação deste público específico: “O rolê é para todas. Quem quiser, pode vir andar de skate, curtir música, bater papo. Às segundas-feiras, das 19h às 22h, a pista é só nossa.”

O projeto 2 das Minas oferece também aulas de skateboarding e de patins street gratuitamente, às segundas, das 20h às 21h, no local, atendendo participantes de todas as idades (a orientação é que meninas de até 5 anos façam as aulas junto de suas mães). “Nossas alunas são formadas, em sua maioria, por mulheres acima de 30 anos que nunca tinham subido no skate, mulheres que tinham vontade de conhecer o carrinho desde a adolescência e que agora têm a oportunidade de praticar, livres e felizes”, diz Luciana.

Devido à grande demanda, o processo de inscrição de novas alunas está sendo reestruturado. Para mais informações, acesse o perfil de Instagram @2dasminas.

Conheça a Agenda Cultural de São Caetano do Sul: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.