Igualdade e acessibilidade as Pessoas com Deficiência Visual-Vereador Dr Marcos Fontes – Proposta 1776/2921 –
29 de setembro de 2022A impressão de contas, boletos e faturas públicas ou privadas se depender do vereador Dr Marcos Fontes poderão a pedido, vir no sistema no Sistema Braille.
Não é um direito, não é uma concessão, não é um favor, mas sim a garantia de acessibilidade na busca costumeira de igualdade de tratamento para todos, afirma o vereador.
As pessoas com deficiência visual, devem ter a oportunidade de acesso às faturas e demais documentos, permitindo que elas, sem a ajuda de terceiros, possam acompanhar o consumo das residências e efetuar o pagamento de suas contas, sem ter auxílio.
As pessoas portadoras de deficiência visual tiveram, nos últimos anos uma significativa inserção social. Mas, se deparam com situações embaraçosas, como, por exemplo, as cobranças de serviços que chegam aos seus lares em linguagem convencional, o que impede o efetivo controle por parte do consumidor.
Essa medida visa única e exclusivamente, permitir mais autonomia às pessoas portadoras de deficiência visual.
Braille – As pessoas com deficiência visual têm o Braille como sistema de escrita e leitura. Inventado em 1825 na França, por Louis Braille, permite a esse segmento social a leitura de livros, revistas, partituras musicais e atualmente, painéis de elevadores e até embalagens de alguns produtos.
Ressalto mais, solicitei e já está em prática botoeiras de semáforos em Braille para que o deficiente visual possa atravessar a rua ou avenida com segurança.
Estou sempre legislando para que possamos ter a inclusão dessa parcela da população na sociedade, conclui o vereador Dr Marcos Fontes.