Gilberto Costa quer implantar Educação Empreendedora nas escolas
3 de novembro de 2022O vereador e líder de governo de São Caetano do Sul, Gilberto Costa (Avante), protocolou indicação (nº 3.461/22), no último dia 17 de outubro, pedindo a criação do projeto “Educação Empreendedora nas Escolas”, com ênfase em Economia Criativa, a ser incluído na grade extracurricular do ensino Médio da rede municipal.
“É um modelo de negócios baseado na criatividade e no capital intelectual para gerar valor. Como consequência, produz renda, empregos e lucro, além de outros benefícios, como o próprio conhecimento trabalhado, que se aprofunda”, explica o parlamentar.
A ideia é formar profissionais com competências empreendedoras para que, por exemplo, eles sejam autônomos, criativos ou tenham mais iniciativa. Ou seja, ensinar a empreender não gira apenas em torno do conhecimento para abrir um negócio – busca alternativas em cenário com alta taxa de desemprego.
“A Educação Empreendedora contribui para o amadurecimento de competências comportamentais como: boa comunicação, criatividade, liderança, negociação, pensamento crítico, proatividade, resiliência e trabalho em equipe. É setor que cresce no Brasil em plena crise e arranca com força em cenários mais otimistas e favoráveis, puxando a fila da economia”, explica Gilberto Costa.