Gilberto Costa faz projeto para campanha permanente de conscientização sobre proibição à venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos
25 de agosto de 2022
O vereador e líder de governo de São Caetano do Sul, Gilberto Costa (Avante), protocolou um projeto de lei (nº 2994/22), no último 15 de agosto, que institui à Campanha Permanente de Conscientização sobre a proibição a vendas de bebidas alcoólicas para menor de 18 anos. A propositura colabora para que haja fiscalização rigorosa, a qual ajudará muito aos jovens a não consumirem bebidas alcoólicas.
Estudos científicos demonstram que beber na adolescência, especialmente beber excessivamente, pode ter um efeito irreversível no cérebro, que causa mudanças e danos permanentes, como danificar as conexões cerebrais, podendo também afetar a capacidade de aprendizado e a memória.
Além disso, o início precoce do consumo aumenta o risco de lesões corporais, o envolvimento em acidentes com veículos, eleva vulnerabilidade a riscos, como também a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis e as mulheres e meninas, são as principais vítimas.
Para o vereador Gilberto Costa, a campanha permanente contribui de forma direta para evitar o consumo de álcool por menores de idade, que envolve uma combinação de diferentes estratégias a depender da situação, outro fator de grande importância a família e os amigos tendo um papel fundamental.
“Os pais e os amigos são as influências mais importantes nas vidas de crianças e adolescentes quando se trata de bebida. Eles podem ajudar a moldar padrões e atitudes em relação à bebida que ficarão por toda a vida”. Finaliza Gilberto Costa.