Escola da rede municipal de São Caetano cria ambiente educativo com elementos da natureza
15 de junho de 2022A Escola Municipal de Educação Infantil Romeu Fiorelli, no Bairro Prosperidade, em São Caetano, agora tem um novo ambiente educativo especialmente organizado para as turmas G4 e G5 (4 e 5 anos), permitindo diferentes experimentações, percepções sensoriais e aprendizados.
Revitalizada em 2021, no âmbito de um amplo programa de reformas de unidades escolares, a unidade escolar recebeu investimentos de cerca de R$ 400 mil para serviços estruturais e de manutenção. Mas a ambientação que deixou essa nova sala especial não despendeu praticamente nada de recursos financeiros.
O espaço organizado pelas próprias educadoras da escola utiliza, basicamente, elementos da natureza: areia, sementes, flores, pedras. Completam o cenário algumas lupas, lanternas e brinquedos.
As bandejas de experimentação estão dispostas para que as crianças possam investigar detalhes com a lupa e criar hipóteses na observação de cada elemento natural ali presente, comparando texturas, pesos e cores. Desse ambiente, aparentemente simples, surgem múltiplas possibilidades de aprendizado.
“Esse tipo de brincadeira é bem importante, pois favorece o desenvolvimento e a expressão da criatividade, aguçando também a curiosidade, que é característica nessa idade. A forma como as crianças manipulam os materiais e se comportam no ambiente gera descobertas que vão se sucedendo. E isso motiva que continuem explorando, descobrindo e aprendendo cada vez mais”, explicou a coordenadora pedagógica da EMEI Romeu Fiorelli, Keli Patricia Luca.