Dr. Marcos Fontes – O vereador que combate a violência contra os idosos.
27 de julho de 2023A violência contra o idoso no Brasil não se resume a agressões físicas. É importante reconhecer e discutir o tema para entender como evitar. Afirma o vereador.
Desperta São Caetano: O senhor tem legislado muito em relação aos idosos, por quê?
Dr. Marcos: Eu legislo para todos, todavia, creio que as duas pontas da sociedade mais sensíveis são os idosos e os jovens em especial os mais necessitados.
Qual o número de idosos hoje na cidade de São Caetano do Sul?
Dr. Marcos Fontes: São Caetano do Sul segundo o IBGE possui em 2023, 165.655 habitantes, destes, 30% estão acima dos 60 anos, ou seja, estimo em mais de 49.600 cidadãos.
Desperta São Caetano: Como nos conscientizarmos e combatermos a violência contra os idosos?
Dr. Marcos Fontes: A todo instante, temos que ser vigilantes e não permitir que se pratique violência contra essa parcela da sociedade que é sábia e que muito contribui para nossa evolução.
Desperta São Caetano: Existem formas de violência contra os idosos?
Vereador: Infelizmente sim, vejamos – A mais comum é a física (espancar o idoso), mas existe a psicológica ou emocional (constranger o idoso), financeira (se utilizar dos recursos do idoso), sexual (agindo maliciosamente contra a vontade do idoso), por negligência (deixar de agir quando necessário, sendo responsável ou não pelo idoso).
Desperta São Caetano: Sendo médico e estando vereador, o senhor acredita que os avanços da medicina trazem uma expectativa maior de vida aos idosos?
Dr. Marcos Fontes: Sim, sem dúvida, há um aumento expressivo e contínuo de vida da população idosa, mas infelizmente, a violência contra os anciãos também aumenta.
Desperta São Caetano: O senhor tem feito pesquisa sobre qual classe social é mais violenta contra os idosos?
Vereador: Sim, minha equipe está em campo todos os dias, o que detectei é que a violência contra a pessoa idosa está presente nas mais diversas camadas sociais. Ela ocorre tanto dentro como fora do ambiente familiar. Até mesmo em serviços de saúde podemos encontrar tratamentos abusivos.
Desperta São Caetano: Devemos nos indignar?
Dr. Marcos Fontes: Sim, SEMPRE! mas é insuficiente, devemos denunciar, prevenir e exigir punição.
Desperta São Caetano: Estando vereador, quais suas proposituras para combater a violência contra os idosos?
Vereador dr. Marcos Fontes: Sou autor de mais de 53 proposituras em favor dos idosos, no que concerne ao combate da violência contra eles, tenho desde 2017, proposto mais de 27 proposições, destaco: Lei 5919/2021 que multa quem estacionar veículo em vaga destinada a idosos em locais públicos e privados, Lei 5905/2020, idosos devem ser atendidos no piso térreo das agências bancárias, a VIPE a meu pedido, pratica hoje a “parada legal”, o ônibus para próximo a residência do idoso (basta pedir) a partir da 22 horas, as agências bancárias devem orientar os idosos quanto a golpistas, yoga nas praças e nos Cises, cartilha de prevenção a quedas, atendimento preferencial a pessoas com mais de 80 anos etc.
Desperta São Caetano: O que dizer aos idosos, Dr. Marcos Fontes?
Vereador: Os idosos são a experiência e a sabedoria do ontem que se estende a nós no amanhã. Proporcionar dignidade e carinho nessa fase delicada da vida é fundamental. No que depender desse vereador, podem estar certos de que vou continuar combatendo o que causa danos ou sofrimento a pessoa idosa. E atentai, reconheça os sinais, denuncie (disque 190, 156, 100), fiscalize e exija punição.
Os idosos são portadores de sabedoria e experiências únicas, merecem todo o respeito e admiração por sua contribuição valiosa à sociedade, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.