Dr. Marcos Fontes – Desfibrilador cardíaco em pontos essenciais.
22 de setembro de 2022O desfibrilador cardíaco é um instrumento utilizado para que o ritmo cardíaco seja retomado em casos de paradas cardiorrespiratórias. Os locais, por onde passam muitos cidadãos, precisam ser bem equipados para socorrer a população de acordo com as necessidades. Afirma o vereador Dr. Marcos Fontes.
Segundo dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), 35% das mortes no Brasil são devido a problemas cardiovasculares. A parada cardiorrespiratória é algo que pode acontecer com qualquer indivíduo, em qualquer lugar. Com a disponibilização do desfibrilador, o atendimento será mais eficaz e evitará transtornos maiores.
Embora não muito recente, importante destacar dados estatísticos que, por si só, demonstram a importância da presente propositura. Assim, oportuno reportar a sempre atual pesquisa realizada no âmbito da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que serve de parâmetro a qual foi veiculada em 11 de setembro de 2005, pela Rede Globo de Televisão, no programa Fantástico, que analisou as condições cardíacas de 2.550 (duas mil, quinhentas e cinquenta pessoas) pessoas em 72 (setenta e duas) cidades do Brasil:
Hoje a cada minuto morre uma pessoa do coração, sendo que em 2020, a cada 30 segundos morreu uma pessoa do coração.” (Raimundo do Nascimento Neto, coordenador da pesquisa).
Como se vê, a necessidade da manutenção de aparelho desfibrilador externo automático em locais públicos e em estabelecimentos de grande concentração e circulação de pessoas, é medida premente.
Várias cidades e estados brasileiros já possuem legislação que institui a obrigatoriedade de desfibriladores em determinados locais, definidos na Lei, seguindo os padrões técnicos indicados.
Ora, temos aqui em São Caetano do Sul, um dos melhores sistemas de saúde pública no país e a cidade é considerada entre aquelas que proporciona melhor qualidade de vida.
Não podemos ficar inertes perante o fenômeno da morte súbita e todo o esforço possível deve ser empenhado no sentido de minorar os danos e perdas. Assim, apresentei esta proposição, que visa além de colocar desfibriladores em locais estratégicos, difundir as técnicas de ressuscitação cardiopulmonar para todos os cidadãos, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.