Vereador Dr. Marcos Fontes combate o crime praticado contra idosos em agências bancárias
11 de março de 2022O Projeto de Lei 1764 de minha autoria tem por finalidade combater os golpes financeiros praticados contra idosos, tendo como objetivo esclarecer e sensibilizar a população quanto às medidas de proteção e auxílio às vítimas de golpes financeiros; e estimula à sociedade a fim de que utilize meios de comunicação para divulgar ações de prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra os idosos.
Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que desde o início da pandemia do novo coronavírus as tentativas de golpes financeiros contra idosos aumentaram cerca de 60%. A maior parte dessas ações incluiu o pedido para que os correntistas mais velhos fornecessem dados pessoais e senhas para estelionatários.
Ainda de acordo com a Febraban, também cresceram o envio de e-mails falsos e o chamado golpe do motoboy, no qual após o falso contato telefônico do banco relatando a clonagem do cliente, um motoqueiro vai até a residência da pessoa e recolhe o cartão, consumando, portanto, os golpes contra idosos.
Como já é de conhecimento de todos, procuro legislar sempre atuando nas duas pontas da sociedade que entendo ser mais sensíveis, ou seja, os idosos na sua proteção, saúde e lazer e para os jovens buscando mais oportunidades, empregos, cultura, estudo e lazer.
Isto posto, motivado pela quantidade de sugestões projetei a Lei municipal para que os Bancos orientem os idosos sobre golpes financeiros que podem vir a sofrer. Todavia o que preocupa mais é possível lesão física e psicológica que infelizmente marca o cidadão.
Infelizmente, a maioria dos idosos só tem conhecimento da fraude quando já têm debitadas em seus salários as parcelas do empréstimo. E muitas vezes o idoso é obrigado a contratar um advogado para tentar reverter a situação.
Mais. Muitos idosos têm dificuldade de acessar a internet e os bancos muitas vezes não abrem espaço para diálogo por telefone. Ai o idoso vai ao estabelecimento bancário e pode ficar exposto ao risco de contaminação pela Covid-19 ou ao golpista.
Assim, para tentar diminuir a incidência dessas armadilhas contra os idosos, projetei a Lei nº 1764 que orienta os anciãos e combate os golpes financeiros e a violência patrimonial. O objetivo da proposta é evitar a exploração dos recursos financeiros da população em idade mais avançada.
O projeto também quer esclarecer aos idosos sobre o risco das adesões a empréstimos, investimentos e cartões sem informações claras e conhecimento das regras contratuais e muitas vezes sem o consentimento do correntista.
Por fim, amigo idoso se for lesado, denuncie. O Estatuto do Idoso por exemplo, é um forte aliado e quanto a esse vereador, conte sempre com minha atuação, juntos podemos colaborar com as polícias para combatermos esses crimes, afirma o vereador Dr. Marcos Fontes.