Dia mundial de Conscientização sobre a Violência Contra o Idoso é marcado com palestras
18 de junho de 2022Ocorreu na última quarta-feira (15/6), no CISE João Nicolau Braido, duas importantes palestras. Uma delas sobre o tema do Dia Mundial de Conscientização Sobre a Violência contra o Idoso, ministrada pela Delegada Titular e Chefe da Polícia Civil de São Caetano do Sul, Dra. Luciara de Cássia da Costa Campos, que abordou importantes questões sobre o tema como prevenção, denúncia e cuidados na hora de fazer a própria.
Devemos também sempre orientar nossos amigos e parentes idosos em alguns cuidados básicos tais quais:
– Não acreditar em em estranhos;
– Não adentrar em veículos desconhecidos;
– Não andar com muito dinheiro;
– Não permitir entrada em casa de pessoas estranhas, como prestadores de serviços não autorizados;
A segunda palestra, ministrada pela Dra. Tatiana Karpusenko, abordou os muitos cuidados que devemos ter com os idosos em relação a quedas.
A incidência de quedas no envelhecimento é alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), a estimativa é de um idoso ferido em queda, a cada segundo, no mundo.
Considerando que o envelhecimento populacional vem crescendo ano a ano, as quedas tornaram-se uma preocupação de saúde pública. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população idosa do mundo é formada por 705 milhões de pessoas.
Denúncias sobre o qualquer tipo de violência contra o idoso podem ser feitas pelo telefone 190 – Polícia Militar ou pelo 156 – SOS Cidadão