COCA-COLA: VENDE FELICIDADE POR MEIO DE CONTEÚDO.
21 de julho de 2023
Existem duas coisas que são indispensáveis para um almoço no domingo: a família reunida e Coca-Cola gelada. Isso prova como o marketing fez o refrigerante ser muito mais do que uma marca. A estratégia utilizada é sempre associar e tornar a Coca-Cola presente em seus momentos de felicidade. Não é por acaso que o slogan da empresa “Abra a felicidade” é mais sobre um estado de espírito do que sobre o produto em si.
Fundada por Asa Griggs Candler em 1886 e está sediada em Atlanta, GA. A empresa atua como uma empresa de bebidas que fabrica, comercializa e vende bebidas não alcoólicas, com mais de 600 marcas diferentes, ao redor do mundo. Com mais de um século, a marca continua sendo líder no setor.
IDENTIDADE MARCANTE
Quando pensamos em uma bebida de lata vermelha, só é possível pensar em Coca-Cola. Uma identidade marcante tem o poder de transformar uma lata vermelha em uma marca. Quantas vezes você já ouvir alguém falar: “nesse calor, estou morrendo de vontade de tomar uma Coca gelada”? Essa é uma prova muito clara de que se o seu marketing for bem trabalhado, seus negócios podem faturar muito.
VALOR PERCEBIDO
É a avaliação que o cliente faz sobre o produto. O que torna o valor percebido tão importante do ponto de vista da empresa é o fato de os clientes estarem dispostos a pagar um preço mais alto, pois consideram que a marca é de alta qualidade e/ou um símbolo de status.
A IMPORTÂNCIA DA EMOÇÃO NA FIDELIDADE À MARCA
No caso da marca Coca-Cola, a emoção é muito usada para atingir clientes, estabelecendo uma conexão emocional com o seu público. O slogan da Coca “Open Happiness” (Abra a felicidade) é tão atraente que consegue unir pessoas. Afinal, espalhar felicidade é uma das melhores sensações da vida.
A GESTÃO DE MARCA APOSTA EM SIMPLICIDADE
Ao longo do tempo e campanhas, a marca permaneceu consistente ao comunicar uma mensagem forte e eficaz: o prazer. Slogans douradores e simples como “Enjoy” e “Hapiness” nunca saem de moda e se traduzem facilmente pelo mundo.
SOCIALIZAÇÃO
As mídias sociais são as ferramentas de crescimento rápido. Utilizando a estratégia: “Compartilhar uma Coca-Cola” é possível envolver os consumidores, com o objetivo de compartilhar sua experiência com a bebida.
Podemos concluir que parte significativa do sucesso da Coca-Cola é a experiência que o cliente vai ter, afinal, a empresa não vende uma bebida em garrafa, ela vende “felicidade” em uma garrafa. Quando queremos construir uma marca global de sucesso é preciso: “estabelecer conexão humana, permanecer inovador e fiel a princípios simples e criar experiências de marca”, conclui Evelin Lopes – Educadora, Vice-Presidente da ACISCS e Presidente do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACISCS.
Não é por acaso que o slogan “Abra a felicidade” estabelece uma conexão emocional com o seu público, afinal a empresa não vende uma bebida em garrafa, ela vende “felicidade” em uma garrafa.