Câmara aprova prática da Telemedicina na rede de saúde pública de São Caetano do Sul

Câmara aprova prática da Telemedicina na rede de saúde pública de São Caetano do Sul

25 de maio de 2022 0 Por Desperta São Caetano

A Câmara de São Caetano do Sul aprovou na terça-feira (24) projeto de lei do Executivo que regulamenta a prática da Telemedicina na rede municipal de saúde. A atividade que teve início em 2020, pouco antes da pandemia, com serviço de teleorientação aos moradores, será aperfeiçoada com monitoramento de pacientes, envio de receitas médicas e solicitação de exames complementares.

“Com a Telemedicina vamos dinamizar e ampliar a capacidade de atendimento e acompanhamento médico, complementando os atendimentos dos serviços do SUS por videochamadas, acompanhando e monitorando os pacientes de doenças crônicas, pós-cirúrgicos, pré-natal e neonatal, reduzindo filas e tempo de atendimento de consultas médicas, entre outros benefícios”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.

O projeto inclui monitoramento, orientações, prestação de serviços médicos e realização de teleinterconsultas, com troca de informações entre médicos para fechar diagnósticos (os médicos receberão orientações de colegas especialistas, reduzindo a necessidade de encaminhamento do paciente a outros médicos), entre outras ações.

A Telemedicina aumenta o acesso de todos os moradores à Saúde e resolve um dos principais gargalos do sistema, que é o primeiro acesso, no qual geralmente o paciente passa pelo clínico geral e é encaminhado aos especialistas. A expectativa é realizar cerca de 3.600 atendimentos por mês.

“Estamos finalizando estudos sobre as maiores demandas na rede e vamos disponibilizar, além dos clínicos, especialistas para realizarem atendimentos pela Telemedicina. Com isso, vamos reduzir o tempo de espera por consultas e exames, já que os pacientes já saem da consulta remota com os encaminhamentos”, explicou a secretária de Saúde Regina Maura.

Telemedicina

O serviço de orientação médica por telefone, disponível 24h por dia, 7 dias por semana, foi pioneiro entre os municípios da região e teve início em março de 2020. O projeto atende moradores que apresentam problemas de baixa complexidade. Após efetuar a ligação para 0800 941 8543, o morador é atendido por enfermeiros e médicos, que poderão recomendar o uso de medicamentos isentos de prescrição e, dependendo do caso, orientar que o paciente se dirija até a unidade de Saúde mais próxima.

Desde o início do programa foram realizados 13.857 atendimentos. O serviço foi muito utilizado durante a pandemia, no início do programa, quando eram feitos em média 4 mil atendimentos ao mês, sendo a maioria deles com dúvidas sobre a covid-19. “Sem dúvida, a Telemedicina é um modelo que se consolidou durante a pandemia, garantindo a segurança de médicos e pacientes, e veio para ficar. Vamos conseguir ampliar a capacidade de atendimento monitorando, avaliando, orientando e consultando os pacientes”, finalizou Regina Maura.

O projeto do novo formato do programa está em fase final e a implantação deve acontecer ainda este semestre.