Auricchio formaliza construção de moderno complexo educacional que criará 600 novas vagas no Bairro Mauá
12 de abril de 2023Nesta terça-feira (11/4), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, juntamente com a secretária de Educação, Minéa Fratelli, e o secretário de Obras e Habitação, Iliomar Darronqui, assinou documento que autoriza a Prefeitura a licitar a construção de mais um Complexo Educacional, Esportivo e Cultural, desta vez no Bairro Mauá (Rua Justino Paixão, 367).
“É a maior licitação já feita por um equipamento educacional na história da cidade”, declarou o prefeito no momento da assinatura, em evento que também teve a presença do vice-prefeito Carlos Seraphim e de representantes do Poder Legislativo.
Na divisa com o Jardim São Caetano, o complexo ocupará um terreno de 4.671.20 m² onde, antes, existia o Centro Municipal de Tênis – que será transferido para o CER Natale Cavaleiro (Estrada das Lágrimas, 90), a 1 km de distância. O projeto do novo equipamento escolar segue modelo que já foi implementado no Bairro Santa Maria, reunindo, em três prédios, escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, playground, quadra poliesportiva e espaços culturais, como, por exemplo, salas para oficinas de música e artes, e um auditório com 200 lugares.
As novas unidades permitirão a criação de 600 novas vagas (150 no Infantil e 450 no Fundamental), todas de período integral. “É uma alegria anunciar a construção de uma nova escola, graças a essa gestão que tem a Educação como prioridade”, declarou a secretária Minéa Fratelli. Ela destacou, ainda, o valor pedagógico presente na concepção arquitetônica do novo espaço: “o complexo olha para a criança em sua integralidade, unindo educação, cultura e esportes em um único lugar”.
O secretário de Obras, Iliomar Darronqui, destacou a modernidade do projeto, que inclui a adoção de medidas de sustentabilidade, como a instalação de lâmpadas de LED e sistema de captação de energia solar.
AVANÇA SÃO CAETANO
A previsão é a de que as obras sejam executadas em um período de 18 meses, estando disponível para o ano letivo de 2025. A construção da nova unidade escolar é parte integrante do Avança São Caetano, maior programa de obras já executado na cidade. O Avança São Caetano prevê 97 intervenções na Saúde, Educação, Lazer, Cultura, Mobilidade Urbana e combate às enchentes, entre outras áreas, em investimento total previsto de R$ 713 milhões.