Aconselhamento Parental, O Que É?

Aconselhamento Parental, O Que É?

15 de janeiro de 2022 0 Por Fabiana Todeschini
Por Fabiane Todeschine
Conselheira Parental

Não é nada novo o fato de precisarmos nos dedicar cada vez mais com a finalidade de ampliarmos nossos conhecimentos sobre estratégias adequadas para a educação dos filhos.

O aconselhamento parental é uma estratégia de apoio para que os pais e as mães (e outros parentes responsáveis pela educação de uma criança ou adolescente) desenvolvam habilidades para exercer, de modo consciente, as suas práticas educativas.

Você já sabe: A educação de uma criança é um desafio, e por vezes, tudo parece correr bem, entretanto existem alguns momentos em que as dúvidas surgem:

O que meu filho necessita agora? Que tipo de estímulos posso realizar? O que já devo desestimular? Quais recursos emocionais já estão bem desenvolvidos? Devo punir? Como me comunicar? Será adequado tomar qual atitude nesse momento? Estou fazendo algo errado?

Temos prazer em desenvolver relacionamentos saudáveis com nossos filhos, e quando o contrário acontece o equilíbrio das nossas vidas tende a desaparecer, dando espaço a conflitos, dúvidas e frustrações para nós e para eles. O que vai refletir em suas relações sociais, nos seus resultados escolares e por toda a vida.

O fato é que nem sempre é fácil garantir uma comunicação clara, um ambiente harmonioso e um alinhamento perfeito de expectativas quando se trata de um cenário em que existe a necessidade de equilíbrio entre ordem, respeito, carinho, confiança, regras, diferenças geracionais e mudanças biológicas provocadas pelo desenvolvimento humano.

A educação efetiva deve ser consistente, segura, firme e afetiva, de tal forma que tornem claras as regras e limites e promova relações saudáveis. A educação deve encorajar a criança no desenvolvimento de suas habilidades emocionais e intelectuais, mas isso só é possível quando os pais possuem aptidão para refletir isso no dia a dia, nas relações parentais.

Para desenvolvermos práticas parentais saudáveis devemos nos atentar ao nosso discurso, valores e ações, com a finalidade de atuarmos de forma equilibrada, de acordo com as necessidades dos nossos filhos, etapa a etapa.

Assim, o aconselhamento parental tem um papel bastante importante para que as famílias se sintam mais seguras nas suas dinâmicas diárias e possam explorar com mais qualidade o desenvolvimento das relações familiares de forma positiva.

Se esse assunto te interessa e você pensa que é um momento importante para obter algumas orientações direcionadas para o desenvolvimento de sua família, me acompanhe em minhas redes. É sempre um prazer fazer parte da vida de famílias que estão dispostas a aprender para multiplicar.

Contem comigo! Até semana que vem…

Fabiana Todeschini

E-mail:fabiana@mamaeterapeuta.com

Facebook: @mamaeterapeuta

 Instagram: @ mamae_terapeuta