Vereador Dr. Marcos Fontes indica o WhatsApp – Auxilia Mulher

Vereador Dr. Marcos Fontes indica o WhatsApp – Auxilia Mulher

9 de fevereiro de 2023 0 Por Desperta São Caetano

Diante do alarmante cenário de aumento dos índices de violência doméstica e feminicídios durante e pós a pandemia, torna-se urgente que os poderes executivos e legislativos tomem medidas que possibilitem o amparo dessa situação de vulnerabilidade em que se encontram diversas mulheres.
No modelo aqui proposto, será possível para as mulheres vítimas de violência obterem orientações e informações acerca dos órgãos que compõem a rede de atenção à mulher em situação de violência e as atribuições de cada um deles; de como fazer uma denúncia; como obter uma medida protetiva de urgência; o que fazer em caso de violência sexual, entre outras informações.

É muito importante a atenção do Executivo Municipal para a execução prática de programas que possibilitem o conhecimento das mulheres sobre seus próprios direitos, como as medidas propostas neste Projeto de Lei.
O serviço intitulado “Zap Respeita a Mulher” é um canal em que mulheres podem receber orientação sobre serviços voltados a elas pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, além de poder pedir ajuda sobre como procederem em caso de violência doméstica.
O serviço já é utilizado em Salvador (BA) e teve os seguintes resultados até 2021: – acessos via WhatsApp: 6.426; – ligações oriundas do 190: 867; – 76% das ligações foram de Salvador; – 24% das ligações foram oriundas de cidades do interior do Estado da Bahia; e – 95% dos casos tiveram retorno via WhatsApp.
Por vermos tal iniciativa como extremamente relevante e de praticamente nenhum custo ao erário municipal, é que propomos este Projeto de Lei. O custo é relativamente baixo para as mulheres também, uma vez que o aplicativo WhatsApp está instalado na maioria dos smartphones disponíveis no mercado. O “Zap Respeita a Mulher” teria o condão de complementar as ações da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A atuação visa à prevenção por meio da averiguação de quais os melhores serviços disponíveis no Município para difundir informações verdadeiras e um melhor atendimento às mulheres sulsancaetanenses, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.