Prefeitura de São Caetano atende mais de 70 pessoas durante Campanha de Prevenção do Câncer Bucal

Prefeitura de São Caetano atende mais de 70 pessoas durante Campanha de Prevenção do Câncer Bucal

8 de novembro de 2022 0 Por Desperta São Caetano

A Prefeitura de São Caetano realizou, entre os dias 1 e 5 de novembro, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, com orientações e triagens na Unidade Móvel de Odontologia. A ação foi realizada em parceria com a Faculdade de Odontologia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e atendeu 77 moradores.

“Entre as avaliações, 10,3% dos moradores (8 pessoas) foram encaminhados para o bucomaxilo, no Centro de Especialidades Odontológicas, para análise de lesão suspeita. Os exames de rotina possuem papel fundamental para identificar problemas na fase inicial, possibilitando tratamento e cura. O exame clínico feito pelo dentista, em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde), é um procedimento simples e possível de verificar lesões suspeitas que precisam ser investigadas”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Duas equipes de dentistas e técnicos trabalharam na triagem, observando a presença de manchas brancas, feridas e outros sinais que poderiam estar associados ao câncer bucal.
O tabagismo é responsável por 80% a 90% dos casos, além do uso excessivo de álcool, da exposição ao sol sem proteção solar e da infecção pelo vírus HPV, todos fatores de risco à doença.

“A maioria do público que participou da campanha (livre demanda) tem idade acima de 60 anos (40 pessoas) e a maior prevalência foi de homens (67,5%). Entre os encaminhamentos de lesões suspeitas, a maioria também foi de homens: seis dos oito casos”, declarou o coordenador de Odontologia, Carlos Eduardo Bassuto.

O câncer de boca é o que mais afeta lábios, língua e mucosa oral. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que no Brasil serão registrados cerca de 15 mil novos casos de câncer bucal este ano. A maioria de homens.

As visitas periódicas ao dentista devem fazer parte da rotina e ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer. É importante estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, procure um dentista. Todas as Unidades Básicas de Saúde contam com dentistas, que atendem em livre demanda para exames e avaliações clínicas.