EXPLICAÇÃO PESSOAL: A lei municipal 5852/2020 de autoria do vereador Dr. Marcos Fontes veio consolidar os cuidados preventivos a saúde do Homem em São Caetano do Sul.
3 de novembro de 2022Desperta São Caetano : O senhor vê o CASH Municipal (Campanha de Assistência à Saúde do Homem) como um mecanismo de auxiliar no combate ao câncer de próstata?
Estamos lado a lado pela Vida junto com os ótimos serviços de saúde pública prestados pela atual gestão desde o ano de 2017/2024
Estamos sempre buscando alertar para o câncer de próstata e estimular o rastreamento da neoplasia. A discussão sobre o problema não deve parar. E vocês da mídia são de fundamentais para nos ajudar a prevenir essa doença.
Desperta São Caetano : Como funciona o CASH?
Vereador Dr. Marcos Fontes – O pré-natal do parceiro já é previsto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando combater doenças sexualmente transmissíveis por meio de exames de sífilis, HIV e hepatites virais B e C. A lei municipal 5852/2020 de minha autoria amplia a rede de atendimento para o homem que agora, pode se tratar junto com sua esposa ou companheira.
Desperta São Caetano: Qual a necessidade que o senhor vê em tratar conjuntamente a mulher e o homem?
Vereador Dr. Marcos Fontes : Veja, dados recentes do IBGE apontam que 49% da população brasileira são constituídos de homens; destes 46,8% encontram-se na fase adulta (25-59 anos). Dados epidemiológicos mostram que a cada três pessoas que morrem no Brasil, dois são do sexo masculino, respondendo por aproximadamente 60% dos óbitos no país.
A principal causa de óbito na população adulta do sexo masculino foi acidentes (coeficiente médio anual de 112, 3 mortes por 100 mil homens), seguido das neoplasias malignas (coeficiente médio anual de 111, 5 mortes por 100 mil homens) e das agressões (coeficiente médio anual de 112,0 mortes por 100 mil homens). Os fatores de risco associados a doenças crônicas monitoradas pelo inquérito telefônico Vigitel no mostraram um aumento da prevalência de excesso de peso, obesidade, e diagnóstico médico de diabetes entre os homens. Todas essas doenças com exceção de assassinatos, podem ser tratadas com prevenção e mortes serem evitadas. Logo, o esposo ou o companheiro ao acompanhar a mulher ao pré-natal pode ser também atendido preventivamente.
Desperta São Caetano : Onde o SUS entra nesta lei denominada Campanha de Assistência e Saúde do Homem – CASH?
Vereador dr. Marcos Fontes: O Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo de sua história desenvolve políticas que subsidiam ações de saúde para grupos específicos. Nesta perspectiva formulei a lei 5852/2020, semelhante a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) com vistas a nortear as ações de saúde, estimulando o autocuidado destes sujeitos e, sobretudo, em reconhecer a saúde como um direito social básico e de cidadania de todos os homens Sul-Sancaetanenses.
Desperta São Caetano : Dentre suas proposituras, nota-se que o senhor está sempre legislando sobre a saúde preventiva, explique?
Vereador Dr. Marcos Fontes : Sim, legislo muito nesse sentido pois sou médico e estou vereador, estou certo de que a prevenção evita muitas doenças para o cidadão e ainda contribui para a redução de custos que a cidade tem com tratamento de seus munícipes.
O CASH Municipal em conjunto com a PNAISH juntamente com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) busca fortalecer as ações e serviços em redes de cuidados e, assim, desenvolver o principal objetivo dessa política que é promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos e que, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão, possibilitem o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis nessa população.
Saibam que sendo médico e estando vereador vou continuar legislando em todas as áreas sociais em especial na saúde de qualidade e preventiva, conclui o vereador dr. Marcos Fontes.