Vereador Marcel Munhoz comemora aprovação de seu projeto de lei que institui o Dia da Luta Antimanicomial em São Caetano do Sul
6 de outubro de 2022Na última terça-feira, 5 de outubro, o vereador Marcel Munhoz teve seu projeto de lei, que institui no calendário de datas e eventos do município o “Dia da Luta Antimanicomial”, aprovado por unanimidade.
A Luta Antimanicomial teve início na década de 1970 e trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais.
O projeto visa conscientizar a população sobre um tema tão relevante, esclarecendo que pessoas com sofrimento mental não devem ficar isoladas, tendo garantidos seus direitos de liberdade e vivendo em sociedade com o devido cuidado e tratamento.
O dia 18 de maio é a data que marca as mobilizações em torno do fechamento dos manicômios, a formulação de políticas públicas e leis no amparo às pessoas com transtornos mentais e a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial, além da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.
“Fiquei muito contente em ter meu projeto aprovado, pois ele reforça o compromisso com essas pessoas e com todas as entidades e grupos que são engajados na luta antimanicomial”, comenta o parlamentar.
Nosso município possui atendimento em dois CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) diferentes, um voltado para o tratamento humanizado de saúde mental e o outro com cuidados aos dependentes químicos, demonstrando o cuidado e compromisso do poder público de São Caetano do Sul.