Vereador Marcel Munhoz defende a criação de políticas públicas efetivas às pessoas com deficiência
22 de setembro de 2022Na última quarta-feira, 21 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, data instituída por lei e que visa conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão às pessoas com deficiência.
No Brasil, temos a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência, que aborda diversos itens relacionados ao tema como discriminação, direito à acessibilidade e atendimento prioritário.
Segundo levantamento do IBGE, 8,4% da população brasileira acima de 2 anos tem algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 17,3 milhões de pessoas.
O vereador Marcel Munhoz defende a criação de políticas públicas efetivas que garantam uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência.
“É fundamental que os direitos constitucionais desses indivíduos estejam assegurados e que nós, como sociedade, possamos entender que a inclusão começa com o respeito às diferenças”, comenta o parlamentar.
Marcel é autor de indicações que visam suprir as necessidades dos portadores de deficiência, dentre elas: a instalação de semáforos sonoros, mais livros em braile nas bibliotecas, melhoria da acessibilidade nos locais públicos, além da criação de um Centro de Referência no Atendimento da Pessoa com Deficiência no município.