Vereador Dr. Marcos Fontes – Descarte correto do óleo vegetal.

Vereador Dr. Marcos Fontes – Descarte correto do óleo vegetal.

15 de setembro de 2022 0 Por Desperta São Caetano

Sou autor da Lei 5772/2019 que INSTITUI A “CAMPANHA PERMANENTE DE CONSCIENTIZAÇÃO, REUTILIZAÇÃO, DESCARTE E RECICLAGEM CORRETOS DO ÓLEO VEGETAL COMESTÍVEL”, NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”


Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d’água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira. Afirma o vereador Dr. Marcos Fontes.

Desperta São Caetano – Dr. Marcos Fontes, qual o propósito da lei 5772/2019?
Vereador: Conscientizar! Ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá “infarto” do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.


Desperta São Caetano – Por que conscientizar?
Vereador: Primeiro, temos que buscar o equilíbrio socio ambiental, segundo a natureza não é vingativa, mas reage de acordo como é tratada e terceiro os custos do tratamento de água também aumentam com despejo inadequado do óleo e a solução está na consciência e reciclagem do óleo.


Desperta São Caetano – Como reciclar?
Dr. Marcos Fontes – Você pode acumular o que sobrou em garrafas pets e levar nos postos de reciclagem que dão um destino adequado ao material e evitam sérios problemas para sua casa e ao meio ambiente.
E não nos esqueçamos, lugar de lixo é no lixo. Evitemos, pois jogar fraldas descartáveis, bitucas de cigarro, restos de alimentos, absorventes ou qualquer outro material no vaso sanitário, pias ou ralos. Toda a sujeira volta pra sua casa, provoca entupimentos e traz mais prejuízos para o meio ambiente e sua família, encerra o vereador Dr. Marcos Fontes.