Prevenção e tratamento da endometriose é tema de projeto de Gilberto Costa

Prevenção e tratamento da endometriose é tema de projeto de Gilberto Costa

1 de setembro de 2022 0 Por Desperta São Caetano

O vereador e líder de governo de São Caetano do Sul, Gilberto Costa (Avante), protocolou um Projeto de Lei (nº 3012/22), no último 19 de agosto, que institui o Programa de Prevenção e Tratamento da Doença da Endometriose. A propositura colabora para que as mulheres possam saber sobre a prevenção e o tratamento da doença.
A endometriose atinge uma a cada seis mulheres em período reprodutivo e tem maior chance de ocorrer se houver outros casos na família, o que sugere uma tendência genética.
Muitas mulheres passam anos sem saber que possuem a endometriose, uma vez que as informações sobre a doença e como ela pode ser tratada, ainda não é muito discutido. Por ser silenciosa, a doença consiste no surgimento do tecido endometrial, que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina, podendo comprometer outros órgãos.
Manter consultas frequentes com um ginecologista e com exames específicos prescritos pelo médico é uma importante medida para diagnosticar o problema precocemente, o que é essencial para o sucesso do tratamento.
Para o vereador Gilberto Costa, esse programa vai ajudar na informação para muitas mulheres que desconhecem sobre essa doença. O tratamento iniciado precocemente permite que a paciente tenha um maior controle sobre o agravamento, evitando a piora dos sintomas e suas complicações.
“Quanto mais tardio for o diagnóstico da endometriose, maiores são as chances de evolução da doença e comprometimento de outros órgãos, como bexiga, ovário, trompas e intestino. Nesses casos, a cirurgia pode ser uma opção de tratamento para a retirada das lesões que comprometem os outros órgãos. E sendo diagnosticado com antecedência, menor o número de órgãos acometidos. Por esse motivo é muito importante esse programa para a informação sobre o tratamento da Endometriose”. Finaliza Gilberto Costa.