Vereador Dr. Marcos Fontes – Proteção para nossas crianças no mundo virtual
21 de julho de 2022De fato a evolução tecnológica é uma janela para o mundo e deve estar à disposição de todos, independentemente da classe social. Assevera o vereador Dr. Marcos Fontes.
O homem evoluiu, descobriu, experimenta e aprende. Logo todos os meios para a continuidade dessas evoluções são bem-vindos. Todavia, o espaço virtual tem situações de risco e pessoas mal-intencionadas. Pensar a proteção das crianças nestes ambientes significa acompanhá-las nos primeiros anos de navegação e prepará-las para perceber e se proteger da exposição a conteúdos e contatos impróprios.
Assim projetei a lei “Dispõe sobre a inclusão de conceitos sobre os riscos do mundo digital, na Rede Municipal de Ensino de São Caetano do Sul, e dá outras providências.”
Por que proteger?
Proteger é apenas um dos passos e precisa estar acompanhado da oferta de oportunidades, não apenas de acesso, mas também oferta de referências positivas, saudáveis e de conteúdos apropriados. Além da oferta, precisamos sempre estimular a participação das crianças nos ambientes digitais para que elas possam ir desenvolvendo habilidades para reconhecer as oportunidades e evitar as situações de perigo.
Assim como viver pode ser considerada uma aventura arriscada, navegar nas redes também pode nos expor aos riscos. O desafio é estar por perto das crianças para que
Desperta São Caetano: O que sua propositura prevê Dr. Marcos Fontes?
A presente propositura prevê contribuir com a educação iniciada em casa, levando ao aluno mais conhecimento sobre as mazelas que podem ser vividas no meio digital, ajudando no crescimento e maturidade para utilizarem a ferramenta, hoje indispensável, de forma responsável e segura.
Desperta São Caetano: Como o senhor pretende levar tal proteção as salas de aula?
Dr. Marcos Fontes: Debater o tema em sala de aula, trocar experiências com os colegas, expor os medos e preocupações passam a ser fundamental à formação dos jovens, já que hoje, o universo que estamos inseridos se mescla entre virtual e real, a Educação Digital passa a ser um passo fundamental à formação dos jovens para o preparo de cidadãos capazes de conviver nesse mundo e compreender seus riscos, desafios e oportunidades, fazendo o uso adequado de cada um deles.
Portanto o presente Projeto de Lei visa suplementar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ao elencar conceitos sobre os riscos do mundo digital, como tema transversal na educação municipal da cidade de São Caetano do Sul, finaliza o vereador Dr. Marcos Fontes.