VEREADOR DR. MARCOS FONTES – CÂMERA CIDADÃ.
15 de julho de 2022A segurança é uma das principais preocupações de legisladores e gestores públicos e da população no geral.
Tendo como objetivo inibir as atividades delituosas e ainda colaborar para a mobilidade dos cidadãos, protocolamos a propositura nº2304 que compartilha via celular as imagens captadas por câmeras públicas com as Polícias Militar, Civil e Guarda Civil Municipal.
Segurança e mobilidade, compromissos assumidos em campanha e cumpridos dia a dia de minha legislatura!
“Câmera Cidadã” Trata-se de um sistema de inteligência que fortalece a segurança pública em São Caetano do Sul. Ressalte-se que a cidade possui o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências, moderno e atuante. Assim, procuro de modo colaborativo sempre contando com a participação direta da população, ampliar o sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando câmeras residenciais e do comércio às públicas já instaladas pela Prefeitura.
A cidade de São Caetano do Sul na atual gestão pública se destaca pelos bons serviços públicos prestados aos cidadãos. Significa dizer, estamos conseguindo conciliar dentre outras obrigações, o esquema público de segurança do município à elucidação de crimes e também na prevenção de ocorrências de delitos.
Ao pedir para a dona de casa, comerciante, industrial, profissional liberal, etc. compartilhar suas imagens captadas com o CGE e com as Polícias Civil e Militar. Estamos colaborando sem sermos identificados pelos criminosos, por exemplo, na identificação de veículos usados em crimes como latrocínio, roubos em estabelecimentos comerciais, furtos em estabelecimentos comerciais, roubos em residências, além da identificação de autoria de furto de veículo, identificação de veículo e autores de estelionato, tráfico de entorpecente, identificação de veículo usado para furtar e identificações de autoria de acidente de trânsito com evasão do local.
A ideia da minha proposta é ampliar cada vez mais o número de adesões, o que, consequentemente, ampliará o monitoramento e ajudará no sistema de inteligência do município.
Vale salientar que o objetivo do programa é a proteção da coletividade em geral, por isso o primeiro critério para participação é que a câmera a ser compartilhada seja voltada à via pública. Outra condição importante é que as imagens geradas tenham qualidade suficiente para permitir um reconhecimento dos fatos e indivíduos envolvidos na cena.
É importante deixar claro que não vamos conseguir fazer o monitoramento online de todas essas câmeras cidadãs, que servem muito mais para uma análise criminal, visualização de fatos pretéritos ou o acompanhamento de fatos que estão acontecendo naquele momento e que podem ser alertados inclusive pelo proprietário da câmera.
Câmera Cidadã também tem a função de inibir atividades criminosas na região dos moradores, já que os participantes poderão optar por fixar a placa de identificação do programa em local de grande visibilidade, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.