Vereador Professor Rodnei quer a obrigatoriedade de identificação visível dos profissionais que  se utilizam de motocicleta, motoneta ou bicicleta em São Caetano

Vereador Professor Rodnei quer a obrigatoriedade de identificação visível dos profissionais que  se utilizam de motocicleta, motoneta ou bicicleta em São Caetano

9 de junho de 2022 0 Por Desperta São Caetano

A segurança pública é um dos principais problemas enfrentados no cotidiano de todo o Brasil e em nosso município não é diferente.

Ultimamente, assaltantes vêm utilizando mochilas de entregadores de aplicativo para diminuir as suspeitas acerca de suas atividades ilícitas, de forma a surpreender mais facilmente a vítima.

Normalmente, quando nos deparamos com um sujeito suspeito numa moto, tomamos cautela e ficamos mais atentos para evitar uma tentativa de assalto; ao vestir a mochila de entregador, o assaltante consegue enganar a vítima com mais facilidade, pois ela estará com a guarda baixa por pensar que está próxima a um trabalhador comum, não de um bandido perigoso.

Ademais, tem se tornado corriqueiro notícias que mostram a frequente ação desse tipo de criminoso, registrando o modus operandi com que agem.

As empresas de entrega têm a obrigação, portanto, de contribuir para impedir que assaltantes usem o nome de suas marcas para conseguir praticar seus roubos. Basta estampar o registro de funcionário e placa do veículo na mochila do entregador. Caso o número da placa da motocicleta esteja idêntico ao que consta na mochila, é menos provável que se trate de um assaltante disfarçado.

Além disso, os aplicativos de entrega também poderiam abrir um canal de consulta, onde qualquer cidadão poderá inserir a placa de determinada motocicleta para verificar se a mesma se encontra no sistema da empresa. Assim, quando houver um entregador apresentando atividade suspeita na região, basta que o cidadão confira os dados da mochila deste entregador, insira-os no canal de consulta do aplicativo, e verifique se a pessoa e o veículo se encontram nos quadros da empresa.

Com essa possibilidade de se verificar/confirmar a placa da motocicleta ou motoneta pelos cidadãos, seja pelo site ou pelo aplicativo, as chances de se identificar os meliantes aumenta, como no caso do jovem Renan Silva Loureiro acima mencionado, morto na cidade de São Paulo, cujo suspeito do crime foi preso após ter a placa da moto rastreada pela polícia.

A presente indicação não finda o problema, mas, certamente, irá dar condições e meios à população para atuar e contribuir com a segurança pública.

Vereador Professor Ródnei
Contatos:
Facebook:@profrodnei
Instagram:professor_rodnei
Gabinete 10
(11) 9666.2241