Canguru sem Fronteiras – Olimpíada Canguru
8 de junho de 2022No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente.
Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”. É dessa forma que nasce o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org) que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil.
Canguru sem Fronteiras é uma Associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.
A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo. Essa competição é destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.
No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. (Adaptado do site oficial do AKSF).
Os alunos da EMEF Professora Eda Mantoanelli participam anualmente dessa competição sempre sob a orientação da Coordenadora Pedagógica Rosângela Maria Tonoli de La Veja e neste ano tivemos algumas premiações, conforme segue:
- Laura de Souza Barrero – 7º A – Honra ao mérito
- Arthur Soprani Seidel – 7º A – Honra ao mérito
- Murilo Rondina Mendes – 6º C – Honra ao mérito
- Willian Vogt Martins – 6º B – Honra ao mérito
- Maristela Tamiazi Hungaro Beltrão – 6º C – Medalha de prata
- Miguel Franca Ribeiro – 6º B – Medalha de prata
Gostaríamos de parabenizar os professores e alunos envolvidos pela participação, empenho e dedicação em mais essa empreitada pedagógica de sucesso.