Eu não sei de tudo …e tudo bem! O que a maternidade ou a paternidade provou pra você?
27 de maio de 2022A maternidade vem me provando que vão existir perguntas que eu não saberei responder e tudo bem.
Quando você se depara com a falta de habilidade para conduzir algumas situações você precisa reconhecer a grandeza dessa oportunidade!
Não dominar algum assunto é uma oportunidade pra você aprender mais, estudar mais ou aceitar a maior verdade: “Não sabemos de tudo”.
Com o passar do tempo eu descobri que eu não preciso ter todas as respostas, que isso ensinará meu filho que eu sou finita e ele terá que conviver com isso de forma natural.
O mundo funciona assim! Nos tornamos mais flexíveis e emocionalmente saudáveis quando aprendemos a ser mais tolerantes com os outros e com nós mesmos.
Nossos filhos precisam entender que não há pessoas perfeitas no mundo (não somos perfeitos e eles também não são!).
Quando ensinamos pra eles que não temos todas as respostas e que podemos alcançar alguns conhecimentos juntos, muitas coisas mudam!
É assim que a autocobrança deles vai se equilibrar e a autoconfianca também!
No primeiro momento eles ficarão um pouco confusos pois normalmente eles depositam em nós muitas expectativas, mas ajudar seu filho a compreender que você não tem o domínio sobre tudo te permitirá sentir menos culpa. Isso me deu a oportunidade de viver de forma mais flexível comigo mesma.
Quando você pede desculpas, reconhece algumas incapacidades, pede ajuda, diz “não sei”, você está estimulando seu filho a lidar com as próprias inabilidades e a compreender que somos todos iguais…
Talvez nunca tenham te falado isso, mas estou aqui pra te dizer: Não! Você não precisa saber de tudo, há muito para aprender aqui… e tudo bem!
Pense nisso!
Fabiana Todeschini
Orientadora Parental
@maeterapeuta
@espacodopensar
Espaço do Pensar
Rua Prudente de Morais, nro 184 – Sala 1/2
Bairro Santa Paula/São Caetano do Sul
(11) 97541-9248