O combate a Pedofilia deve ser constante.
27 de maio de 2022Vereador Dr. Marcos Fontes autor da Lei municipal 5.959/2021 que abrange plenamente a campanha contra a pedofilia trabalha no sentido de tornar constante o combate a esse crime horrendo.
Desperta São Caetano: Dr. Marcos Fontes, por que o senhor na sua legislatura combate ferozmente a pedofilia?
Vereador: No dia 18 de maio próximo passado, foi o dia nacional de combate a Pedofilia e a violência sexual. Mas eu entendo que não devemos ter apenas um dia para nos lembrarmos de erradicar por meio de campanhas e denúncias esse flagelo, esse crime que assola nossas crianças e adolescentes, essa batalha deve ser constante, afirma o médico vereador.
Desperta São Caetano: Em que consiste a Lei 5.959/2021 de sua autoria?
Dr. Marcos: A tecnologia infelizmente é um dos meios nos quais os criminosos sexuais utilizam para atrair crianças. Então a lei de minha autoria busca através de palestras, vídeos e áudios educativos combinados com matérias didáticos, orientar os jovens e seus familiares de como se livrar desses malfeitores.
Desperta São Caetano: Em que mais o senhor tem atuado no combate a pedofilia:
Vereador: Tenho legislado no sentido de produzir um banco de DNA dos suspeitos de pedofilia, para tanto, estou solicitando o apoio dos deputados estaduais e federais pois tal lei é de competência federal. Projetei Lei para que no contra fluxo escolar os professores passem a ensinar os alunos de como se livrar e denunciar pedófilos. Já enviei requerimentos a Polícia Civil para realizar investigação na entrada e saída das escolas para identificar e prender em flagrante os pervertidos sexuais. Enfim, temos em andamento mais de duas dezenas de proposituras com o objetivo de combater esse tipo de crime.
Desperta São Caetano: A pandemia covid 19 na sua opinião fez aumentar os casos de pedofilia?
Dr. Marcos Fontes: Infelizmente, chama a atenção sobre este assunto que, mesmo neste momento delicado de pandemia do corona vírus, vem acontecendo com frequência casos de pedofilia. A população precisa estar atenta!
Segundo dados do “DISQUE 100”, 70% dos casos de abuso e exploração são praticados por pais, mães, padrastos, ou parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.
Estima-se que apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento das autoridades. Muito POUCO!!! “O medo, a vergonha e o silêncio ainda são fatores que dificultam que os crimes venham à tona e sejam punidos. Assim, temos que divulgar todas as informações sobre como prevenir e como denunciar este tipo de violência.
Neste momento difícil, onde a atenção está voltada à pandemia, é importante alertar, conscientizar e prevenir as famílias sobre este crime e qualquer sinal entrar em contato com o Conselho Tutelar e pelo DISQUE 100, a ligação é anônima e gratuita.
Criança tem que brincar, estudar, ser amada e protegida. Continuamos trabalhando, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.
Vereador Dr. Marcos Fontes
Instagram: vereadordrmarcosfontes
Facebook: DR.Marcos Fontes
Gabinete 18
(11) 4228-6021